Mercado Municipal - Foto José Cordeiro/SPTuris Agenda Cultural / Compras / História e Arte / Onde comer

Não é à toa que o Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como Mercadão, encanta moradores e turistas. Motivos não faltam para visitar este ponto turístico e gastronômico da cidade.  Cores, aromas, delícias e história são alguns deles. Agora tem mais uma novidade, show de chorinho aos domingos. Grátis!

Os vitrais impressionam. Foto: José Cordeiro/SPTuris

Os vitrais impressionam. Foto: José Cordeiro/SPTuris

1.História e arte. O prédio é um dos lugares mais bonitos de São Paulo.  O  Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A construção tem a marca registrada de Ramos de Azevedo, responsável também por outros belos edifícios como o Teatro Municipal, Palácio das Indústrias, Pinacoteca, os Correios, entre outros. Construído com colunas em estilo grego, jônico e dórico, um dos destaques são as telhas de vidros, clarabóias e os lindos vitrais que permitem uma iluminação natural. Ao todo são 32 paineis, subvidividos em 72 vitrais, do artista russo Conrado Sorgenicht Filho.

Lanche de Mortadela

2.Comer. Quer motivo melhor que este? Suas centenas de barracas têm de tudo. Desde frutas exóticas, sucos, temperos, legumes,  frios, queijos e azeitonas importadas, vinhos e outras bebidas, carnes, peixes, cereais que fazem a alegria dos visitantes e dos chefs de cozinha tamanha a variedade de ingredientes.

3.O sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Difícil fica escolher um dos dois. É melhor ir com alguém para dividir, já que as guloseimas são gigantes e vai ser difícil comer sozinho. Estas duas opções praticamente tornaram-se pratos típicos de São Paulo. Se for pela primeira vez, tem que provar. Existe muitas barracas que vendem estas comidas, difícil escolher qual é a melhor. Mas se quiser provar algo diferente, tem muita variedade na praça da alimentação.

Frutas exóticas encantam os visitantes. Foto: José Cordeiro/SPTuris

Frutas exóticas encantam os visitantes. Foto: José Cordeiro/SPTuris

4.Compras. Você não precisa ser um chef de cozinha para tentar receitas diferentes. Os ingredientes que são vendidos no Mercadão são muito variados, alguns bem exóticos e muitos deles são importados. Muitos restaurantes vão lá para abastecer suas cozinhas. O preço não é tão barato, mas vale a pena pesquisar e levar para casa algumas delícias.

5.Tirar fotos. Gosta de fotografia? O Mercadão rende vários cliques bacanas, o que não falta é tema para fazer aquela foto e impressionar os amigos. Você pode focar na arquitetura, nas comidas, nas pessoas, nos detalhes. Com certeza, suas fotos ficarão incríveis, mesmo sendo um amador.

Mercado Municipal de São Paulo Foto: José Cordeiro/SPTuris

Mercado Municipal de São Paulo Foto: José Cordeiro/SPTuris

6.Curiosidades. Os números impressionam: O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área, abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes!

 

Site: Mercadão

Veja qui um vídeo sobre a história do Mercadão


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *