Antiga sede do Banco de São Paulo abre para visitas guiadas gratuitas É Grátis / História e Arte

Para quem gosta de história e arquitetura, eis uma boa notícia. Mais um prédio histórico abre para vistação. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) inicia um programa de visitas e exposições monitoradas em sua sede, um prédio histórico na Praça Antônio Prado, centro da capital paulista, onde funcionou durante décadas o extinto Banco de São Paulo.

Bando de São Paulo foto: wikimedia

Bando de São Paulo
foto: wikimedia

Projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e inaugurado em 1938, o edifício tombado pelo Condephaat é um importante símbolo do estilo art déco na capital e mantem detalhes da época, como os cofres particulares preservados, pisos, revestimentos e elevadores.

As visitas aos cofres (com portas produzidas pela empresa alemã Panzer, fabricante de tanques durante a Segunda Guerra Mundial), à antiga agência, aos elevadores, à sala de reuniões do presidente e ao terraço do sexto andar serão realizadas às quintas-feiras, das 8 às 10 horas. A exposição de móveis, quadros e itens históricos do edifício estará aberta ao público de segunda a quarta-feira, das 8 às 11 horas.

Porta Edifício Banco de São Paulo Foto: wikimedia

Porta Edifício Banco de São Paulo
Foto: wikimedia

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, comentou sobre o novo projeto de visitação e exposição. “Os elementos históricos são muito presentes até hoje no edifício que sedia a SELJ e queremos levar à população o acesso a esse local desconhecido por grande parte dos moradores da cidade”, disse Maiurino.

O projeto de visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo é uma realização da SELJ em parceria com a Imobiliária Refúgios Urbanos, ZAC Imóveis e Graziella dos Imóveis.

Fachada Foto: Patrimônio Histórico

Fachada
Foto: Patrimônio Histórico

SERVIÇO
Visitação e exposição monitoradas do edifício-sede da SELJ (antigo Banco de São Paulo)
Datas fixas para visitação: quintas-feiras, das 8 às 10 horas
Datas fixas para exposição no cofre: segunda a quarta-feira, das 8 às 11 horas
Data de início das visitas: 3 de agosto de 2017 (quinta-feira)
Endereço: Praça Antônio Prado, nº 9, Centro, São Paulo-SP
E-mail para agendamento e informações: deborahturcultural@gmail.com
Mais informações: (11) 3104-8992 / 3241-5822

Interior do banco Foto: Patrimônio Histórico

Interior do banco
Foto: Patrimônio Histórico

Notícia publicada originalmente no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/antiga-sede-do-banco-de-sao-paulo-sera-aberta-para-visitacao/


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *