Antiguidades, artes, moda, design, gastronomia, você encontra de tudo um pouco na Praça Benedito Calixto
Foto: wikicommons Compras / Onde comer

Um dos meus lugares favoritos para passear em São Paulo é a Feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto.  O legal é que a feira tornou-se um ponto de encontro para quem gosta de moda, tendências, design, gastronomia, música, artesanato e artes.  Mesmo que não vá comprar nada vale muito a pena dar um rolê por ali.

Feira da Praça Benedito Calixto acontece todos os sábados Foto: Marcelo Olha/SPTuris

Feira da Praça Benedito Calixto acontece todos os sábados
Foto: Marcelo Lha/SPTuris

A feira é super democrática e atrai modernos, famílias, galera GLS, amigos, casais,  todo mundo convivendo na maior harmonia. É comum as rodas de chorinho no centro da feira onde tem várias barracas de comida. Em volta da praça, há várias lojas alternativas de arte, moda, design, artesanato. Eu fico sempre meio perdida e tenho que segurar o impulso para não sair comprando tudo. Sempre quando quero dar algo mais original de presente dou uma passada lá.

Roda de chorinho na praça de alimentação Foto: Wikicommons

Roda de chorinho na praça de alimentação
Foto: Wikicommons

Artistas de rua tocam aos arredores e os restaurantes e bares lotam, muitos deles com filas na porta. Eu, particularmente, não curto muito ficar horas para sentar para comer.

Ali ainda tem um café,  espaço para exposições, sebo e livraria super antigo onde é o lugar mais sossegado para quem quer tomar um café, descansar e conversar.  É o espaço Alberico Rodrigues.

Nas lojas, os preços são bem variados, há marcas com precinhos mais em conta e outras que são bem salgadinhos.  Além de roupas, tem acessórios,  vinil, sapatos, artigos para casa, enfim, não falta variedade. A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer  de  São Paulo.

azulejos-transados

Tem também o Projeto Autor na Praça que  acontece 2 vezes ao mês e tem despertado muita atenção. No espaço de apresentações Plínio Marcos, autores fazem lançamentos de seus livros enquanto batem um papo descontraído com os freqüentadores.

Quem foi Benedito Calixto?

Considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX, Benedicto Calixto de Jesus nasceu em 14 de outubro de 1853, na cidade de Itanhaém, litoral Sul de São Paulo. Autodidata, começou seus primeiros esboços ainda criança, aos 8 anos. Durante toda a sua trajetória Benedicto Calixto produziu aproximadamente 1700 obras, das quais 712 são catalogadas. Pintou marinhas, retratos, paisagens rurais, urbanas e obras religiosas. Estas últimas lhe renderam a Comenda de São Silvestre, outorgada pelo Papa Pio XI, em 1924.

Além da pintura se revelou como historiador, escritor e fotógrafo. Faleceu de infarto, no dia 31 de maio de 1927, em São Paulo, na casa de seu filho Sizenando, para onde tinha ido com a intenção de comprar material para terminar duas telas para a Catedral de Santos. Foi enterrado no cemitério do Paquetá, em jazigo perpétuo doado pela Prefeitura Municipal de Santos. Suas duas últimas obras são intituladas Noé e Melchisedech.

Os colecionadores têm várias opções na feira de antiguidades Foto: Marcelo Olha/SPTuris

Os colecionadores têm várias opções na feira de antiguidades
Foto: Marcelo Lha/SPTuris

Novo restaurante

Em meio a confusão de filas e restaurantes lotados, atravesse a praça e entre na rua Lisboa. Lá você vai encontrar um pequeno restaurante, o Restrô, da junção das palavras Restauro (nossa gastronomia) + Bistrô (nosso ambiente e serviço) inaugurado há seis meses.  O cardápio enxuto e bem elaborado tem releituras de pratos caseiros com um toque internacional. Percebe-se várias influências como asiática, francesa, mas tudo com um toque brasileiro.

Risoto de caipirinha com arroz integral, limão siciliano, linguiça artesanal flambada na cachaça e cebola caramelizada

Risoto de caipirinha com arroz integral, limão siciliano, linguiça artesanal flambada na cachaça e cebola caramelizada

O melhor são os preços.  O almoço executivo (entrada, prato principal e sobremesa) é a grande atração da casa. É possível montar combinações entre 5 opções de entrada, 10 pratos principais e 5 sobremesas. Os preços variam de 38 a 45 reais. Uma das montagens possíveis é a bruschetta de queijo de cabra e tomate confitado (entrada), seguida de risoto de caipirinha (risoto integral de limão siciliano com linguiça artesanal flambado na cachaça e cebola caramelizada) e, para encerrar, sorvete de limão siciliano com calda de morango fresco. Quem quiser, também pode escolher apenas uma das opções separadas, se montar o combo.

Frango grelhado com espaguete integral ao molho de tomate, rúcula fresca, tomatinhos confitados e lascas de parmesão

Frango grelhado com espaguete integral ao molho de tomate, rúcula fresca, tomatinhos confitados e lascas de parmesão

Para atender um público moderninho e fit, dos 10 pratos principais, 4 são saladas completas, como a de Quinoa (folhas variadas, tomate sweet grape, tabule de quinoa, tiras de frango grelhado (ou queijo de cabra), maçã verde, castanha do Pará e molho à base de iogurte). Quem prefere mais “sustância” pode pedir o nhoque caseiro de batata doce ao molho ragu de carne ou o X-Burguer (hambúrguer preparado com um blend de carnes), servido com maionese, queijo, bacon crocante, guacamole e fritas. Ainda há um prato do dia, que muda diariamente.

Torta de chocolate com sorvete, não leva farinha nem leite

Torta de chocolate com sorvete, não leva farinha nem leite

Com um ambiente compacto e clean que comporta 33 pessoas, o restaurante tem elementos de madeira e paredes pintadas de vermelho, amarelo e preto. O clima despojado do ambiente ajuda a atrair a turma de moderninhos que circula pelo bairro.

Restrô – Rua Lisboa, 579 – Pinheiros – Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 12h às 15h, e aos sábados das 12h30 às 16h. Cartão de Crédito: todos Ticket Alelo, Sodexo https://www.facebook.com/restauranterestro/?fref=ts

Praça Benedito Calixto fica em Pinheiros. A feira acontece aos sábados das 9h às 19h. http://pracabeneditocalixto.com.br/

Ambiente Restrô

Ambiente Restrô

A jornalista almoçou no restaurante a convite da assessoria de imprensa


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *