Quem não come muito pode optar pela meia porção: $ 26,50 durante a semana e 31 no sábado
Foto: Lígia Bonfati Onde comer

Para fazer jus ao título de capital gastronômica do Brasil, não basta ter 15 mil restaurantes, 20 mil bares ou o nono melhor restaurante do mundo. É preciso, também, atender aos diferentes gostos e filosofias de vida, e em São Paulo, os vegetarianos e veganos também têm muitas alternativas.

Com diversas opções de restaurantes, pizzarias, cafeterias e até sorveterias veganas, a cidade vem acolhendo cada vez mais os adeptos deste estilo de vida, que defende o respeito aos animais tanto na hora de consumir alimentos, cosméticos e produtos que não sejam de origem animal, quanto ao condenar práticas que abusem destes seres. Esta lista não pretende ser completa, são apenas algumas sugestões.

Confira a seleção de alguns lugares na metrópole:

Prime Dog Lanchonete: Localizada na Rua Vergueiro, Prime Dog é uma das primeiras lanchonetes a oferecer opções veganas e vegetarianas. O estabelecimento tem o cuidado de preparar os lanches em chapas diferentes, respeitando a filosofia.
prime_dog_chili

Chili da Prime Dog. Foto: divulgação. 

Stuzzi: A primeira unidade da sorveteria no Brasil foi inaugurada em 2008, na Vila Madalena. Em seu cardápio, aparecem opções veganas, com receitas feitas à base de água.

Tradicional Casa do Mate: Localizado no centro de São Paulo, na emblemática esquina da Avenida Ipiranga com a Rua São João, a Tradicional Casa do Mate tem um cardápio de salgados veganos variados.
caldo_de_mandioquinha_casa_do_mate

Caldo de Mandioquinha da Tradicional Casa do Mate. Foto: divulgação. 

– Barão Natural: De dia, o estabelecimento serve um diversificado almoço self-service vegano. De noite, às quintas, sextas e sábados, Barão Natural passa a ser uma pizzaria, com cardápio vegano e vegetariano. Fica no centro da cidade, na Alameda Barão de Limeira.

– Empório Mais Verde: Próximo à estação Santa Cruz do metrô, os veganos encontram um empório que adota o veganismo como filosofia. Além de vender alimentos que não são de origem animal, possuem cosméticos e produtos de higiene pessoal que seguem a mesma linha.

– Maoz: A rede internacional de restaurante vegetariano pode ser encontrada na Rua Augusta. Os veganos podem experimentar o famoso falafel, uma especialidade da casa.

– Lar Vegetariano: O estabelecimento, localizado no bairro da Pompéia, reúne diversidade em sabores, que vão desde lanches às pizzas.pizza_tapioca_lar_vegetariano

Pizza de tapioca 0% glúten do Lar Vegetariano. Foto: divulgação. 

– Casa Jaya: Localizada em Pinheiros, a Casa Jaya abriga o restaurante e lanchonete Nectare, que além de um cardápio vegano variado, utiliza ingredientes orgânicos na preparação. Às sextas-feiras, à noite, tem pizzada, com rodízio de pizza vegana.

– Panda Vegetariano: Também chamado de Panda Vegano ou Panda Express, o restaurante fica próximo ao Viaduto do Chá. Com um Buffet self-service variado, a gastronomia do restaurante segue a linha asiática-brasileira.
panda_vegano

Prato do self-service Panda Vegetariano. Foto: divulgação.

– Banana Verde: Localizado na Avenida Madalena, Banana Verde tem um cardápio variado em pratos naturais. No almoço, tem Buffet de salada, e no jantar um menu à La carte.

– Casa da Coxinha Vegana: Funciona sob encomenda, eventos ou revendas e é especializada em salgados veganos, ideal para festas ou comemorações.

– Nutrisom: Com duas unidades na cidade, uma no centro e outra na Vila Olímpia, o restaurante possui um cardápio variado em pratos vegetarianos.jambalaia_vegetariano_nutrisom

Jambalaia Vegetariano do Nutrisom. Foto: divulgação. 

– Apfel: O restaurante segue a linha vegetariana e usa produtos orgânicos na composição dos pratos. Também conta com duas unidades em São Paulo, uma no centro e outra no bairro dos Jardins.

As opções são ovolactovegetarianas com um toque indiano Foto: Lígia Bonfati

As opções são ovolactovegetarianas com um toque indiano
Foto: Jonas Dias

Gopala Hari

Um restaurante indiano lacto-vegetariano (com algumas opções veganas), que atende apenas no almoço e tem preço fixo, com duas opções de prato principal por dia.  No site deles dá para conferir o menu de todos os dias da semana.

Pratos saborosos e saudáveis do Eco Mercato Foto: Natalia Leme

Pratos saborosos e saudáveis do Eco Mercato
Foto: Natalia Leme

Eco Mercato

Com dois ambientes rústicos e caprichosamente decorados, o Eco Mercato é o mais charmoso restaurante situado dentro do Copan. Os pratos são bem servidos e elaborados a partir de receitas criativas das culinárias integral, orgânica, vegana e vegetariana.

Serviços:

Prime Dog Lanchonete
Rua Vergueiro, 1960 – Paraíso – São Paulo.
Tel.: (11) 5539-0179.
facebook.com/Primedoglanchonete

Stuzzi
Rua Paulistana, 450 – Vila Madalena – São Paulo.
Tel.: (11) 3816-0279.
stuzzi.com.br

Tradicional Casa do Mate
Av. São João, 544 – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3333-2101.
facebook.com/tradicionalmate

Barão Natural
Rua Alameda Barão de Limeira, 1090 – Campos Elíseos – São Paulo.
Tel.:(11) 3224-0774.
facebook.com/baraonatural

Empório Mais Verde
Rua Afonso Célso, 1394 – Vila Mariana – São Paulo.
Tel.: (11) 5071-4355.
emporiomaisverde

Maoz
Rua Augusta, 1523 – Consolação – São Paulo.
Tel.: (11) 3288-9580.
maoz.com.br

Lar Vegetariano
Rua Venâncio Aires, 797 – Perdizes – São Paulo.
Tel.: (11) 3862-1308
facebook.com/pages/Lar-Vegetariano-Vegan

Casa Jaya
End.: R. Capote Valente, 305 – Jardim Paulista, São Paulo.
Tel.: (11) 2935-6987.
casajaya

Panda Vegetariano
Rua Libero Badaró 137 (1º andar) – São Paulo.
Tel.: (11) 3106-1720
facebook.com/pandavegetarian

Banana Verde
Rua Harmonia, 278 – Vila Madalena – São Paulo.
Tel.: (11) 3814-4828
bananaverde

Casa da Coxinha Vegana
Tel.: (11) 766-1560 e 95906-0011
casadacoxinhavegana@gmail.com
casadacoxinhavegana

Nutrisom
Viaduto Nove de Julho, 160 (sobre loja) – Bela Vista -São Paulo.
Tel.: (11) 3255-4263
End.: Rua Ramos Batista, 443 – Vila Olimpia – São Paulo.
Tel.: (11) 2639.5799
nutrisom

Apfel
Rua Dom José de Barros, 99 – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3256-7909
Rua Bela Cintra, 1343 – Jardins – São Paulo.
Tel.: (11) 3062-3727
apfel

Gopala Hari

Rua Antônio Carlos, 429 (quase na esquina com a rua Augusta) – Aberto de segunda a sexta das 11h30 às 15h e aos sábados das 12h às 15h. Site: Gopala Hari

Eco Mercato

Galeria do Copan, Av. Ipiranga, 200 – 58/59 – República -Aberto de segunda a sábado para almoço. http://www.ecomercato.com.br/

Matéria original publicada no site: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/noticias/4875-sao-paulo-para-vegetarianos

Foto destaque: Gopala Hari – Jonas Dias


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Comments

  1. Faltou o Recanto Vegetariano do Brooklin. Sistema de bufê, com bebida e sobremesa incluídas. Ótimo para crianças (as minhas adoram)! Comida deliciosa e preços super honestos. Não abre aos sábados.
    http://www.recantovegetariano.com.br

    • Patrícia Ribeiro Says: março 22, 2017 at 6:52 pm

      Oi, Luciana. Com certeza faltou este e muitos outros. Não pretendemos fazer uma lista completa de restaurantes vegetarianos. Fica a sugestão para um próximo post sobre restaurantes. Obrigada pela dica.

  2. Josué Paixão Says: março 24, 2017 at 10:59 am

    Falou dá Sta Cruz… Na Borges Lagoa tem um chamado “Lagoa Tropical” é simplesmente maravilhoso self-service por 27 golpinhos com suco Free e coffe 😍😍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *