Conheça a Casa Guilherme de Almeida: arte, literatura e  cinema num só lugar Agenda Cultural / É Grátis / História e Arte

A casa-museu é um belo passeio para quem gosta de cultura, arte e literatura. O acervo da Casa Guilherme de Almeida tem várias obras de arte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

casa_guilherme_de_almeida (84)_Foto Elias Gomes

Inaugurado em março de 1979, o museu-casa – instalado na residência onde o poeta, tradutor, jornalista e advogado Guilherme de Almeida viveu de 1946 até o ano de sua morte, 1969. Ele foi um dos mentores do movimento modernista brasileiro.

Um dos destaques é a biblioteca do escritor, a hemeroteca e o arquivo fotográfico. O mobiliário e os objetos decorativos, cuidadosa e seletivamente recolhidos por Guilherme e sua esposa, Baby de Almeida, compõem, também, um conjunto valioso. No museu encontram-se, ainda, vestígios de um movimento da história de São Paulo em que a figura do poeta obteve grande destaque: a Revolução Constitucionalista de 1932.

Acervo de arte da Casa Guilherme de Almeida Foto: Elias Gomes

Acervo de arte da Casa Guilherme de Almeida Foto: Elias Gomes

Além do valioso acervo, a Casa tem intensa programação cultural, relacionada ao amplo campo de atuação de Guilherme, incluindo-se cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais. Aqui funciona também o Centro de Estudos de Tradução Literária, cujo objetivo é oferecer atividades relacionadas à teoria e à prática da tradução, bem como à obra do poeta.

Desde março de 2014, a Casa Guilherme de Almeida conta com um espaço complementar na Rua Cardoso de Almeida, 1943, nas imediações do museu. O Anexo abriga parte da administração, reserva técnica, acervo arquivístico, laboratório de restauro de livros e salas de aula destinadas aos cursos e outros eventos.

A casa-museu Guilherme de Almeida: arte, literatura e cinema. Foto: Elias Gomes

A casa-museu Guilherme de Almeida: arte, literatura e cinema. Foto: Elias Gomes

Sala cult de cinema

A Casa Guilherme de Almeida inaugurou em seu espaço Anexo a Sala Cinematographos, que conta com uma programação diversificada de filmes semanalmente. O espaço terá em torno de 80m² e capacidade para 40 pessoas. A entrada é gratuita.

“Cinematographos” é o nome original da coluna que Guilherme de Almeida escrevia diariamente no jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 1920 e 1940, pioneira da crítica cinematográfica em nosso país. Durante dezesseis anos ele produziu milhares de críticas de filmes das mais variadas origens e temas. Com uma programação intensa, o novo espaço vem resgatar esse ofício do poeta, propondo a difusão, o debate e a formação sobre o cinema e seus diversos aspectos.

Programação

Na programação cursos de tradução, história do cinema, história da tradução, intelecção de textos em língua inglesa, oficina de tradução de prosa, palestra Hungáros no cinema brasileiros etc.

Dia 16/2 tem mais visita educativa. Participe da ” Semana de Arte Moderna: obras de Guilherme de Almeida”. Durante o passeio, você poderá apreciar a escultura “Soror Dolorosa” (1921), de Victor Brecheret que foi inspirada no livro de Guilherme de Almeida e exposta no Theatro Municipal, durante a Semana de 1922. Dia 16/2, das 19h as 20h. Mais informações: https://goo.gl/6KuT53

Na semana que antecede o Carnaval, o curso “Cinema, pandeiro e carnaval: um desfile pelas chanchadas da Atlântida” convida você a desfilar pela história das famosas chanchadas carnavalescas. Serão analisados trechos de filmes que mostram a importância da produção carnavalesca na evolução do cinema nacional. Dias 21 e 23 de fevereiro, das 19h às 21h. Inscreva-se: https://goo.gl/UGHbh3

Clique aqui para saber toda a programação . Os eventos são gratuitos mas necessitam de inscrição prévia.

Visitas agendadas:

Para grupos de, no máximo, 40 pessoas. Integrando a visita, os educadores realizam atividades práticas como oficinas artísticas e literárias relacionadas com as temáticas exploradas durante a visitação.
De terça-feira a sexta-feira
Disponíveis nos horários: 10h e 14h
Duração média: 1h30

Contato para agendamento de visitas:

cintiaandrade@casaguilhermedealmeida.org.br

Telefone: (11) 3672-1391


Sala Cinematographos – Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883

Casa Guilherme de Almeida

Rua Macapa, 187, Sumaré
www.casaguilhermedealmeida.org.br


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *