Maria Fumaça 
Fábio Fernandes bate e volta / Viagens por aí

A região do Alto Tietê esconde tesouros bem pertinho de São Paulo. Um deles é Guararema. Localizada a cerca de 80 quilômetros da capital paulista, a cidade tem fácil acesso pelas rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Guararema é uma cidade bem charmosa para passar o dia. Um passeio barato porque muitas atrações são gratuitas. Além disso, tem muitas construções do século 18 e que são preservadas pelo Patrimônio Histórico.

Ilha Grande_ Prefeitura de Guararema

Ilha Grande_
Prefeitura de Guararema

Natal Luz em Guararema e tour histórico

Guararema é uma cidade bem charmosa para passar o dia. Além disso, tem muitas construções do século 18 e que são preservadas pelo Patrimônio Histórico.Em dezembro a cidade é decorada para o Natal e atrai muitos visitantes.Venha fazer o passeio com um historiador e conhecer as belezas da cidade.

INFORMAÇÕES:
Reservas : passeios@passeiosbaratosemsp.com.br

Valor : R$ 150

Roteiro:
Data: 16/12 (sábado)

Ponto de encontro:
Apresentação para embarque 14h00, em frente ao Centro Cultural SP, rua Vergueiro, 1000, 100 metros do metrô Vergueiro
Saída: 14h30

Retorno:22h

Previsão de chegada: até meia-noite

Inclui:
* micro ônibus 
* tour histórico com o historiador Marcos Marsulo
* guia credenciado do Ministério do Turismo.
* assistência de viagem
* jantar (exceto bebidas)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:
* Distrito de Luis Carlos
* Freguesia da escada
* Recanto do Américo
* Praça Matriz
* Passeio das luzes

Estudei em Mogi das Cruzes que é vizinha à Guararema, mas nunca tinha ido até lá. Anos depois vi em um programa de TV uma dica de passeio falando da estação ferroviária de Luiz Carlos, em Guararema, que é ponto turístico. Achei tão legal que tive de ver ao vivo.  Como eu moro na região leste da cidade, levei cerca de 40 minutos até lá.

Parece que Guararema foi feita à mão. A cidade é tão organizada, ruas limpas, as casas com jardins floridos! Muita gente sai de São Paulo e vai até lá só para passar o dia.  Aquela típica cidadezinha do interior com parque, praça, restaurante, sorveteria, maria fumaça, enfim, tudo para se divertir.

Praça 9 de Julho_ Prefeitura de Guararema

Praça 9 de Julho_
Prefeitura de Guararema

Passeio de trem Maria Fumaça

Em Guararema dá pra fazer passeio de Maria Fumaça! A Estação Ferroviária é do século 19 e foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. Hoje a estação foi transformada em Centro Cultural e um trecho da linha foi reativado e hoje serve de meio de transporte industrial para uma empresa. A Estação Ferroviária de Guararema também integra o Pátio dos Ferroviários e lá fica estacionada a Maria Fumaça.

Aos finais de semana, feriados e emendas de feriados ocorrem passeios na Maria Fumaça. Ela percorre o trecho entre a Estação de Guararema e o bairro de Luís Carlos. Os bilhetes custam em média R$ 55, os dias e horários de partida podem ser encontrados em http://www.tremdeguararema.com.br

Pedra Montada_ prefeituradeguararema

Pedra Montada – Prefeitura de Guararema

Atrações

No Recanto do Américo chama a atenção o miniparque ecológico, com pontes e decks de madeira ligando uma das margens do Paraíba a duas ilhotas cobertas de Mata Atlântica. No Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo fica o Centro Artesanal Dona Nenê. Um pouquinho mais à frente está a estação ferroviária. O Centro Artesanal é o lugar onde você vai fazer compras. Mas não é só lá. A cidade tem diversas lojas perto da Igreja da Matriz.

O Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo é interligado à Praça Nove de Julho pela Travessia Dona Victória e Pátio Zé da Bala. A área tem um espaço amplo, com bancos e um lindo gramado. No dia que eu fui, alguns moradores faziam piquenique no lugar.

Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello_prefeituradeguararema

Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello_prefeituradeguararema

Se você gosta de mato, precisa conhecer o Parque da Pedra Montada. Ele está mais distante do centro, mas é de fácil acesso. A cidade tem placas indicando o lugar. O parque tem uma trilha com trechos de subida. Leve repelente!! A visita vale a pena. O parque é bem sinalizado, tem um restaurante lá dentro e uma coisa bem curiosa: a Pedra Montada. Na verdade, são duas pedras uma em cima da outra. Lá também tem a Pedra do Tubarão, o nome já diz tudo. O parque é bem gostoso para quem gosta de fazer trilhas. Lá também tem um espaço com playground e uma bela vista.

E se você  é daqueles que recorre a São Longuinho pra encontrar coisas perdidas, pode ir até a Igreja Nossa Senhora da Escada, que fica a 3,5 quilômetros do Centro, próximo a um dos portais de Guararema. A Igreja tem arquitetura tipicamente barroca, com paredes em taipa de pilão. A Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.

Portal da Freguesia da Escada_prefeituradeguararema

Portal da Freguesia da Escada_prefeituradeguararema

No final do ano a cidade lota porque é feita uma decoração especial de Natal que encanta adultos e crianças.

Serviço:

Como chegar a Guararema:

De carro: Saindo de São Paulo, tem acesso pelas Rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra, Carvalho Pinto. É só seguir as placas.

Ônibus: saem todos os dias do Terminal Tietê. Valor da passagem sob consulta. Duração da viagem: 1 hora.

Pau d'Alho_ prefeitura de guararema

Pau d’Alho_
prefeitura de guararema

 


Jornalista freelancer, com pós-graduação em comunicação organizacional, paulistana, ansiosa, gosta de tecnologia, de ler, de viajar,adora programas culturais, frequenta o Sesc etc. etc.

Comments

  1. André Luiz Says: fevereiro 2, 2017 at 4:51 pm

    Realmente, Guararema é muito legal!
    Conheci em 2011, e de lá pra cá, já visitei várias vezes, inclusive a área rural, com seus diversos tipos de cultivo de flores ornamentais.
    Guararema, eu também recomendo!

  2. Qual é o endereço exato pra ir ver a iluminação de natal desse ano ?

    • Patrícia Ribeiro Says: dezembro 10, 2017 at 11:57 am

      Neste ano serão 12 pontos decorados, além das principais ruas centrais e prédios públicos. Espalhados por estes pontos estão mais de 60 árvores de Natal, sendo as maiores delas, com 12 metros, instaladas no Parque de Lazer Deoclésia de Almeida Melo, onde o tom de azul prevalece em toda decoração e na Vila de Luís Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *