Fontes históricas do Mirante Nove de Julho voltam a funcionar Agenda Cultural / É Grátis

Mais um motivo para frequentar o Mirante 9 de Julho. As fontes históricas do Mirante Nove de Julho, localizadas na avenida que leva o mesmo nome, foram reinauguradas na sexta-feira, 2 de junho. Inaugurado em 1938, o complexo foi construído para que o público pudesse observar o centro de São Paulo, a partir da Avenida Paulista. Porém, enquanto a região se verticalizou e ganhou novos ícones culturais e históricos, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Mirante acabou sendo desativado.

Fontes do Mirante estão restauradas Foto: Fernando Ctenas

Fontes do Mirante estão restauradas
Foto: Fernando Ctenas

Em 2015, o Complexo foi reformado e reaberto pelo Consórcio Belvedere. Em fevereiro desse ano, foram iniciadas as obras dos chafarizes, que incluíram melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico, bem como iluminação especial. A partir de hoje, a população poderá acompanhar as fontes voltarem a funcionar, além de serem iluminadas às 20h, contemplando um importante patrimônio histórico da cidade revitalizado.

Sobre o Mirante

O Belvedere Trianon, projeto de Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1916.  O local sediava um clube frequentado pela elite paulistana,  mas que foi derrubado em 1951 para a construção do pavilhão que deu origem a primeira bienal de São Paulo  e, posteriormente, o Masp em 1968.  O mirante foi construído  poucos metros abaixo para que a elite que ali frequentava  pudesse observar suas residências no centro da cidade

Mirante 9 de Julho Foto: Divulgação

Mirante 9 de Julho
Foto: Divulgação

O lugar viveu um longo período de grande abandono e descaso. O mirante simplesmente foi apagado do mapa, não tinha nem endereço, conta Facundo Guerra, empresário do Grupo Vegas. Com área total de 400m², o Mirante 9 de julho foi revitalizado em 2015 sob comando do consórcio Belvedere, do qual faz parte o Grupo Vegas. Porém, o empresário sabendo da importância do lugar para a cidade, foi atrás e literalmente entrou na briga para se apropriar do espaço público, que estava nas  mãos de traficantes,  um ponto de venda de drogas e consumo de crack. Facundo enfrentou vários riscos para conseguir a desocupação do local.

Desde então, é um espaço multicultural de grande efervescência da cidade de São Paulo. Com cafeteria, bar, galeria subterrânea e o projeto “Mercado Efêmero”; que dá oportunidade a chefs que ainda não possuem seus próprios estabelecimentos poderem usufruir da estrutura. O Mirante ainda recebe feiras independentes, mostras de arte urbana, intervenções culturais de grupos de dança e música e sessões de cinema ao ar livre. Os pratos do restaurante custam no máximo R$ 25 e toda a programação cultural é gratuita.

Mirante 9 de Julho tem programação cultural gratuita Foto: Divulgação

Mirante 9 de Julho tem programação cultural gratuita
Foto: Divulgação

A reforma dos chafarizes faz parte do programa Cidade Linda, da Prefeitura de São Paulo, e foi promovida pelo Consórcio Belvedere, que administra o espaço. A iniciativa contou com o apoio da Qualicorp, líder na comercialização e administração de planos de saúde coletivos.

Fonnte_mirante20Confira a programação do Mirante 9 de Julho

A programação é atualizada semanalmente na página do Facebook

https://www.facebook.com/mirante9dejulho/

 No dia 09 de junho, o Mirante recebe o GIG Hour – o happy hour do GIG, uma nova plataforma que conecta fãs a artistas e transforma todo e qualquer lugar em palco.

Nesta edição, GIG Hour apresenta os irmãos Fernando Sanches eLeonardo Sanches, que formam o duo Kush 3D!

Com seu estilo autêntico conquistaram as pistas das melhores casas da cena eletrônica de São Paulo, como D-Edge, Sirena e Anzu Club; expandindo seus horizontes Brasil adentro e afora, fizeram apresentações nos estados do RJ, MG, SP, ES e PR e se apresentaramalém das fronteiras no melhor club de San Francisco – CA (Temple Nightclub SF) e na festa Ghouse Clique em Miami – FL durante a Winter Music Conference.

Rua Carlos Comenale, s/n, atrás do Masp, tel. (11) 3111-6342

Fotos: Fernando Ctenas

Com informações da assessoria de imprensa


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *