Japan House São Paulo, espaço cultural na Av. Paulista, apresenta a exposição Espuma Agenda Cultural / É Grátis / História e Arte

A arte contemporânea do Japão chega este mês a JAPAN HOUSE São Paulo por meio do trabalho de Kohei Nawa, um dos principais nomes da nova geração de artistas multidisciplinares do país. A casa apresenta ESPUMA | Kohei Nawa, uma instalação mutante, que poderá ser visitada de 23 setembro a 12 de novembro, no centro cultura.

Fachada Hinoki

Fachada Hinoki

Localizada no térreo da JAPAN HOUSE São Paulo, esta escultura transitória ficará em um ambiente azul, com iluminação programada para revelar sua constante transformação. Nesta mutação, uma espécie de montanha de espuma ou nuvens se modificarão a cada segundo, como um elemento orgânico em que cada célula desta obra viva estará condicionada ao seu ciclo de nascimento e destruição.

Com curadoria do diretor de programação Marcello Dantas, esta obra reforça a proposta de intercâmbio de conhecimento e técnicas entre profissionais do Brasil e do Japão. Assim como o projeto SANDWICH, um estúdio de Nawa, localizado em Kyoto, onde ele recebe pessoas de todo o mundo para promover o encontro entre artistas e compartilhar suas técnicas inovadoras.

Espuma_Kohei_Nawa_Japan_House_Nobutada_Omote_Sandwich_2

Espuma_Kohei_Nawa_Japan_House_Nobutada_Omote_Sandwich_2

Dia 3 de outubro acontece Uma conversa entre o fotógrafo Sérgio Coimba e diretor de planejamento da casa, Marcelo Dantas, sobre as particularidades de se fotografar comida, como construir  histórias e desvendar culturas através da composição de pratos.

Palestra: A fotografia na gastronomia
Dia 03 de Outubro – Das 16h às 17h30
Em português
Vagas limitadas, com retirada de senha 1h antes
Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Av. Paulista, 52
Gratuito

O espaço

São Paulo recebe a primeira JAPAN HOUSE do mundo, um espaço que celebra a cultura, a gastronomia, o design, a literatura, a tecnologia e os negócios do Japão contemporâneo.  A JAPAN HOUSE São Paulo, primeira unidade do projeto global do governo japonês, funciona na Avenida Paulista, 52.

Com a missão de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, o novo centro cultural combina arte, tecnologia e negócios, oferecendo aos visitantes uma perfeita tradução do Japão do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições.

A casa tem projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, e irá abrigar, em 2017, oito exposições que ocuparão o prédio de 2.500m 2 . Selecionadas pelo curador Marcello Dantas, Diretor de Programação da JAPAN HOUSE São Paulo, a primeira delas leva o nome Bambu – Histórias de um Japão* e revelará até o dia 9 de julho uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu.

Japan House - Galeria

Japan House – Galeria

Uma ponte entre os dois países para fomentar contatos, conhecimento e novos negócios,  local apresenta ainda o imi Café (com doces especiais, chás, matcha e café), o restaurante JUNJI SAKAMOTO (com típicas receitas japonesas executadas com primor e ingredientes tradicionais), a loja Furoshiki (com itens da arte tradicional japonesa, como os famosos lenços para embalar presentes) e a Japan Madoh (com curadoria inédita de produtos de design, moda, alimentos e bebidas vindos do Japão). Itens importantes que representam e reforçam a cultura ea estética japonesas contemporâneas.

Japan House livros

Japan House livros

Para completar, um espaço multimídia com cerca de 1.900 livros selecionados por Yoshitaka Haba, da empresa Bach (http://www.bach-inc.com/en/), estarão disponíveis para consultas, divididos em dez categorias: Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, Design, Tecnologia, Arquitetura, Japão e Brasil e Crianças. Além disto, para ampliar a troca de conhecimento entre Brasil e Japão, uma intensa programação de palestras e workshops, também abertos ao público,entra em vigor a partir do primeiro mês, com conteúdos como a Oficina com Hajime Nakatomi, que ensinará a fazer joias usando bambu (dia 13/05), e a Palestra com Hiroyuki Hashiguchi, cocurador da exposição Bambu, que mostrará seu olhar sobre o papel do bambu nos rituais espirituais do Japão (dia 12/05). “A JAPAN HOUSE oferece oportunidades de engajamento, surpresa e inspiração para que os brasileiros de hoje descubram e se encontrem com o Japão contemporâneo”, resume Angela Hirata, Presidente da JAPAN HOUSE São Paulo.

Loja Japan Madoh

Loja Japan Madoh

Eventos:

ESPUMA | Kohei Nawa

De 23 de setembro a 12 novembro

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Térreo

Horário de funcionamento:

Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

Restaurante1Exposição: Bambu – Histórias de Um Japão

De 06 de maio a 09 de julho

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Concerto de Abertura da JAPAN HOUSE São Paulo

Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto

Dia 07 de Maio, às 18h, gratuito, aberto ao público

Auditório Ibirapuera (plateia externa)

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Café Japan House

Café Japan House

Entrada Japan House

Entrada Japan House

Com informações da assessoria de imprensa

 


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *