Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera
Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo Agenda Cultural / É Grátis

Quer ver estrelas e planetas? Um bom programa é visitar o Planetário do Ibirapuera . Já fui há muitos anos e não vejo a hora de voltar. Seu formato circular permite uma visão do céu de uma maneira incrível.

Nova programação

 Se você também é fascinado pelos mistérios do universo, não pode perder a nova programação do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, com lançamento previsto para a próxima sexta (23), às 19h30. Além da nova sessão, o Planetário convidou dois astrônomos brasileiros, pesquisadores do Trinity College, da Irlanda, que falarão sobre as mais recentes pesquisas no mundo da astronomia.

A professora de astrofísica Aline Vidotto inicia a noite, às 19h30, com a palestra A dança invisível: a busca por planetas fora do sistema solar, na qual fala de sua pesquisa sobre a interação dos exoplanetas (que orbitam uma estrela de outro sistema solar) com os ventos estelares de suas estrelas-mães. Os modelos desenvolvidos pela pesquisadora em suas simulações 3D são muito realistas, dando colorido especial à apresentação.

José Henrique Groh é o segundo palestrante, às 20h, e fala sobre a trajetória das estrelas – do nascimento até se tornarem supernovas. Membro eleito da Comissão de Estrelas Massivas da União Astronômica Internacional (IAU) e pesquisador da vida das estrelas, ele compartilha com o público os principais avanços na pesquisa científica dessa área, com a palestra Velozes e Furiosas: de Estrelas a Supernovas.

Às 20h30, tem início a sessão Planetas do Universo, já em terceira edição. O conteúdo aborda as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar. O objetivo é sensibilizar o público sobre o quanto a Terra é única, apesar de sua ínfima proporção em relação ao universo. Por mais que a ciência avance e descubra novos horizontes, distantes ou não tão distantes, a Terra talvez seja o nosso único habitat possível.

Após as palestras e a exibição da sessão, os pesquisadores convidados ficarão à disposição do público para um bate-papo, quando tirarão as dúvidas sobre esses temas e a profissão de astrônomo. Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. O interessado deve chegar com uma hora de antecedência para retirar seu convite.Dia: 23 de junho (sexta-feira) de 2017, Horário: das 19h30 às 22h.

Reforma

O espaço ficou fechado três anos para reforma. Os planetários são espaços para o ensino não formal de astronomia e ciências afins e suas principais características são as salas de projeção com cúpula e, frequentemente, cadeiras com disposição circular para provocar maior sensação de imersão. Estes equipamentos permitem a representação do céu visto da Terra em qualquer época do tempo e em qualquer latitude do planeta através da utilização de um projetor Planetário, que no caso do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Ibirapuera, trata-se de um Starmaster ZMP da empresa alemã Carl Zeiss com uma cúpula de 18 metros de diâmetro.

Planetário Foto: Divulgação ParquedoIbirapuera.org

Planetário
Foto: Divulgação ParquedoIbirapuera.org

As sessões para o público geral ocorrem aos sábados, domingos e feriados, sempre às 10h, 12h, 15h e 17h, sendo todas as gratuitas. Cada sessão possui duração de 40 minutos.

Serão distribuídas senhas para as sessões sempre 30 minutos antes do horário agendado de cada sessão, para tanto serão utilizados os guichês de bilheteria na rampa de acesso do planetário, uma destinada ao atendimento preferencial e a outra para o público em geral(Não será feita reserva de lugares por telefone, internet, e-mail ou qualquer outro método que não a distribuição de senhas dentro dos horários estipulados).

Atendimento a grupos escolares

As sessões escolares ocorrem em meses letivos (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro) nos seguintes horários 9h, 10h30, 14h e 15h30. Cada sessão possui duração de 40 minutos. Para agendar será necessário entrar em contato pelo telefone. O atendimento telefônico é através do número  (11) 5575-5206 em dias úteis durante horário comercial, o e-mail é agendamentoescolarplanetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br

Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10

Com informações da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Comments

  1. Fiquei tão feliz com essa notícia! Estava suuuper ansiosa pra volta do planetário, assim que tiver uma oportunidade irei. Ótimo post!
    Abraços

  2. […] O funcionamento é somente aos finais de semana e tem entrada gratuita. Além deste, há também o Planetário Professor Aristóteles Orsini que reabriu no Parque do Ibirapuera em janeiro deste ano. O blog Passeios Baratos em SP já escreveu  sobre o local, leia mais aqui. […]

  3. Pelo o que eu vi no local, nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) o planetário fica aberto para o público de terça a domingo (no site aparece de quarta a domingo) durante TODOS os dias das férias, e não apenas do dia 20 ao 31.
    E a entrega de ingressos começa com uma hora de antecedência.
    Eu vi isso em um painel que eles estão deixando na frente do planetário, eu fui no parque duas vezes nesse mês, e em ambas eu vi o lá.

    • Patrícia Ribeiro Says: julho 12, 2016 at 9:15 pm

      Rodrigo, eu liguei lá dia 10/07/16 e foi esta a informação que me deram, que abriria em julho de 20 a 31 de julho, mas recomendo ligarem antes de ir. Obrigada pelo comentário. Continue acompanhando o blog. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *