Prédio do Banespa a partir do edifício Martinelli. Foto: Patrícia Ribeiro/  Passeios Baratos em SP Agenda Cultural / História e Arte

A regional brasileira do banco Santander vai entregar até o final deste ano um dos símbolos da cidade de São Paulo repaginado. O edifício Altino Arantes, localizado no centro da capital e também conhecido como Edifício Banespa, vai ganhar um farol em seu topo. E vai virar um prédio exclusivo de visitação, com diferente atrações. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do banco.

Edifício Altino Arantes vai virar novo centro cultural

Edifício Altino Arantes vai virar novo centro cultural

“O prédio que simbolizou a São Paulo capitalista passará a se chamar ‘farol Santander’ para passar a simbologia de olhar para a frente”, disse o presidente da instituição no Brasil, Sérgio Rial, ao Estadão. Ele não deu detalhes do que poderá mudar nos 35 andares do edifício, mas afirmou que a sede do banco continuará na Vila Olímpia, na zona sul e atual centro financeiro paulista.

Fechado para as reformas há mais de um ano, o edifício é o terceiro maior da cidade. Foi construído em 1939 para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo (extinto Banespa) e foi inaugurado oficialmente em 1947 pelo então governador Ademar de Barros.

O projeto do arranha-céu foi inspirado no Empire State Building, de Nova York. Altino Arantes, nome oficial do prédio desde os anos 1960, remete ao primeiro presidente brasileiro do banco.

Edifício era um dos mirantes do centro de São Paulo. O prédio era aberto para visitação e agora está fechado.

Vista do mirante do Banespa

Vista do mirante do Banespao

. Veja  outros mirantes do centro de São Paulo que ainda estão abertos para visitação clicando aqui. 

Matéria original publicada na Gazeta do Povo

640px-Banespa-SP


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *