Red Bull Station Agenda Cultural / É Grátis

Lar da antiga subestação de energia elétrica da Cia. Light, erguido na década de 1920 e tombado como patrimônio histórico da cidade em 2002, este edifício teve a sua fachada restaurada e o interior reformado e adaptado para abrigar as diversas atividades do Red Bull Station, primeira estrutura permanente de experimentação cultural da marca de bebidas no mundo.

Red Bull Station fica na Praça da Bandeira Foto: Divulgação

Red Bull Station fica na Praça da Bandeira
Foto: Divulgação

Em funcionamento desde 2013, foi praticamente acoplado ao Terminal Bandeira e deu um novo dinamismo à região situada entre as avenidas 9 de julho e 23 de maio, onde até então só reinava o movimento dos ônibus e os seus passageiros.

Visto de fora, a impressão é de que o espaço talvez não seja suficiente para acomodar a extensa programação oferecida, muitas vezes simultaneamente. O seu interior, no entanto, não só desfaz essa impressão logo depois de uma explorada rápida, como nos faz entender que ali se trata de um lugar especial. A estrutura original foi mantida de uma forma que permitiu a história do edifício se integrar muito bem às intervenções que o modernizaram, e se antes era a energia elétrica que ele gerava, agora é a energia criativa.

O prédio funcionava a antiga Cia de energia Light Foto: Divulgação

O prédio funcionava a antiga Cia de energia Light
Foto: Divulgação

Programas como a residência artística, que oferece ateliês e exposições com palestras e workshops paralelos, ou o Red Bull Studios, estúdio musical também presente em cidades como Nova York, Los Angeles, Madri, Londres, Paris, Amsterdã, Cidade do Cabo e Auckland, produzindo artistas, gravações de programas para a internet e workshops com personalidades nacionais e estrangeiras, são duas grandes âncoras culturais ali oferecidas. Outras atividades interessantes são o Red Bull Basement, plataforma de soluções tecnológicas colaborativas, o festival Pulso de música independente e o Cine Performa, com exibições de filmes e performances artísticas.

Red Bull Station: programação cultural e artística variada Foto: Triptyque - Achdaly

Red Bull Station: programação cultural e artística variada
Foto: Triptyque – Achdaly

O Red Bull Station inicia suas atividades de 2017 com a abertura de duas exposições e a apresentação do bloco afro Ilu Obá de Min na tarde do sábado (4/fev). Na Galeria Principal, André Komatsu apresenta a instalação “Construção de Valores”. Já na Transitória, Moisés Patrício mostra a série fotográfica “Aceita?”

Em “Construção de Valores”, André Komatsu apresenta um conjunto de mais de 700 mil cópias, entre imagens e verbetes de dicionário, empilhadas em 62 torres rigorosamente organizadas no espaço. As imagens foram extraídas de meios de comunicação, e dentre os verbetes se encontram palavras como ordem, poder, estrutura, sistema, território e estado. Ventiladores desestabilizam as pilhas, rearticulando imagens e verbetes em novos conjuntos, nos convocando a refletir sobre as estruturas que moldam a sociedade. Em cartaz até 4 de março.

“Aceita?” é uma série que Moisés Patrício vem desenvolvendo desde 2013 para as redes sociais. Artista negro, morador da periferia de São Paulo e praticante do candomblé, Patrício produz religiosamente uma imagem por dia como forma de documentar o seu cotidiano e refletir sobre a sua condição na cidade. As imagens são meticulosamente projetadas e têm a mão aberta do artista como oferenda principal, sempre relacionada a objetos, alimentos, detritos e/ou documentos que Patrício encontra em seu trajeto pela cidade. Em cartaz até 4 de março.

No dia 4 de fevereiro, às 17h30, o bloco afro feminino Ilú Obá De Min se apresenta no espaço. Saiba mais: http://bit.ly/2kq6bft Entrada gratuita.

iluoba-demim

 

Red Bull Station tem espaço para workshops, exposições, apresentações artísticas Foto: Divulgação

Red Bull Station tem espaço para workshops, exposições, apresentações artísticas
Foto: Divulgação

Confira a programação completa no site. Tem palestra, slam, sessão de documentário musical, clique aqui: http://bit.ly/1SNgpCA

Lembrando que o prédio tem diversas áreas de convívio, um café com opções de almoço, wi-fi gratuito, biblioteca e uma vista imperdível da laje. Vem visitar a gente, abrimos as portas às 11h.

Red Bull Station

Red Bull Station

Site Red Bull Station. Praça da Bandeira, 137. Tel.: (11) 3107 5065. Terça a sexta, das 11h às 20h; Sábados, das 11h às 19h. Entrada gratuita. Metrô: Estação Anhangabaú (Linha 3 / Vermelha); Ônibus: Terminal BandeiraEntrada gratuita.


Formado em Arquitetura e Patrimônio Urbano, Flavio tem um interesse especial por cidades e suas histórias. Conhecer e divulgar as atrações e a cultura de um lugar, fazendo com que os seus moradores e visitantes se apropriem, cuidem e desfrutem dele, é um dos seus principais sonhos/objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *