Red Bull Station Agenda Cultural / É Grátis

Lar da antiga subestação de energia elétrica da Cia. Light, erguido na década de 1920 e tombado como patrimônio histórico da cidade em 2002, este edifício teve a sua fachada restaurada e o interior reformado e adaptado para abrigar as diversas atividades do Red Bull Station, primeira estrutura permanente de experimentação cultural da marca de bebidas no mundo.

Red Bull Station fica na Praça da Bandeira Foto: Divulgação

Red Bull Station fica na Praça da Bandeira
Foto: Divulgação

Em funcionamento desde 2013, foi praticamente acoplado ao Terminal Bandeira e deu um novo dinamismo à região situada entre as avenidas 9 de julho e 23 de maio, onde até então só reinava o movimento dos ônibus e os seus passageiros.

Visto de fora, a impressão é de que o espaço talvez não seja suficiente para acomodar a extensa programação oferecida, muitas vezes simultaneamente. O seu interior, no entanto, não só desfaz essa impressão logo depois de uma explorada rápida, como nos faz entender que ali se trata de um lugar especial. A estrutura original foi mantida de uma forma que permitiu a história do edifício se integrar muito bem às intervenções que o modernizaram, e se antes era a energia elétrica que ele gerava, agora é a energia criativa.

O prédio funcionava a antiga Cia de energia Light Foto: Divulgação

O prédio funcionava a antiga Cia de energia Light
Foto: Divulgação

Programas como a residência artística, que oferece ateliês e exposições com palestras e workshops paralelos, ou o Red Bull Studios, estúdio musical também presente em cidades como Nova York, Los Angeles, Madri, Londres, Paris, Amsterdã, Cidade do Cabo e Auckland, produzindo artistas, gravações de programas para a internet e workshops com personalidades nacionais e estrangeiras, são duas grandes âncoras culturais ali oferecidas. Outras atividades interessantes são o Red Bull Basement, plataforma de soluções tecnológicas colaborativas, o festival Pulso de música independente e o Cine Performa, com exibições de filmes e performances artísticas.

Red Bull Station: programação cultural e artística variada Foto: Triptyque - Achdaly

Red Bull Station: programação cultural e artística variada
Foto: Triptyque – Achdaly

Outros destaques da programação de outubro e novembro podem ser conferidos a seguir.

A proposta do festival Afrotranscendence 2016 é criar novos olhares a partir da união entre saberes tradicionais e contemporâneos das culturas negras pelo mundo.

Com palestras, filmes e música, a programação aberta começa nesta quinta (27/10). Veja aqui mais detalhes -> http://bit.ly/2ewdjr1

Red Bull Station tem espaço para workshops, exposições, apresentações artísticas Foto: Divulgação

Red Bull Station tem espaço para workshops, exposições, apresentações artísticas
Foto: Divulgação

Artistas gráficos, fotógrafos, ilustradores: está aberta até 15/nov a seleção para a 6ª edição do Lambes na Laje, que acontece em dezembro. Saiba mais -> http://lambesnalaje.com

Ocupação Mirante Lab: Montagem do Racer (13/10 a 3/11)

A ocupação acontecerá em quatro encontros, nos quais os participantes passarão pelo processo de construção de um Drone Racer. Dentro da programação do Red Bull Basement, propõe encontros, oficinas e grupos de pesquisa sobre drones.

Foto Invasão

Em sua primeira edição, de 11 a 13 de novembro, a FOTO_INVASÃO ocupa o prédio do Red Bull Station durante três dias em novembro com uma programação inteiramente dedicada à fotografia. Serão exposições, debate, projeções, venda de prints e objetos fotográficos.

Os coletivos CHOC Documental, Dysturb (FRA), LigaLight, Lost Art, Mamana Foto Coletivo, Remirar, Rolê e R.U.A Foto Coletivo participam com instalações distribuídas pelo prédio, que vai abrigar também uma mostra com trabalhos de seis fotógrafos que abordam assuntos contemporâneos em suportes variados.

Haverá um debate sobre produção independente e atuação dos coletivos na fotografia, e serão projetadas imagens e ensaios de nomes selecionados via chamado aberto detalhado aqui -> http://bit.ly/2eeo8Oc

Durante o evento, teremos ainda venda de prints, livros e outros objetos relacionados à fotografia. Coordenando tudo isso estão cinco curadores vindos de universos distintos, todos ligados à produção fotográfica e artística. Saiba mais: http://bit.ly/2eeo8Oc.

Red Bull Station

Red Bull Station

Site Red Bull Station. Praça da Bandeira, 137. Tel.: (11) 3107 5065. Terça a sexta, das 11h às 20h; Sábados, das 11h às 19h. Entrada gratuita. Metrô: Estação Anhangabaú (Linha 3 / Vermelha); Ônibus: Terminal BandeiraEntrada gratuita.


Formado em Arquitetura e Patrimônio Urbano, Flavio tem um interesse especial por cidades e suas histórias. Conhecer e divulgar as atrações e a cultura de um lugar, fazendo com que os seus moradores e visitantes se apropriem, cuidem e desfrutem dele, é um dos seus principais sonhos/objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *