Letra original de Eduardo e Mônica, escrito por Renato Russo Agenda Cultural

Além da exposição Renato Russo – em cartaz até 28 de janeiro – e da exposição gratuita Silêncio, de Stess Paniss, o MIS preparou uma programação para esta semana. Abaixo mais informações:

Todos os dias

Exposição Renato Russo + karaokê

HORÁRIO 10h às 21h (terça a sábado, permanência até as 22h); e 9h às 19h (domingos e feriados, permanência até as 20h).  A bilheteria abre 30 minutos antes da visitação.

Os dias 15 e 19.11 os visitantes são convidados a cantar em um karaokê – gratuito – os sucessos da Legião Urbana na área externa do museu.

NOVA FOTOGRAFIA – Silêncio, de Stess Panissi
DATA
 Até 17 de dezembro
HORÁRIO terça a sábado das 10h às 21h; domingos e feriados das 9h às 19h
LOCAL Nicho
INGRESSO Gratuito

Os vestígios da catástrofe e as lembranças de toda uma comunidade são tema da exposição Silêncio, de Stess Panissi, quinta mostra do programa Nova Fotografia 2017. Fotografias dominadas pelo tom de marrom da lama permeiam o projeto, que aborda as consequências do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Além de não deixar que o desastre caia no esquecimento, o trabalho procura dar visibilidade a uma parte oculta da catástrofe, mostrando o cenário de Paracatu de Baixo, um subdistrito de Mariana que pouco apareceu na mídia quando a tragédia foi noticiada. As imagens mostram cenários que carregam a história de famílias que costumavam viver ali: fragmentos das casas e ruínas de um lugar que agora só abriga o silêncio.

16.11 – Quinta-feira/Show Arthur Nogueira

Arthur Nogueira – Show de lançamento do álbum Rei Ninguém

DATA 16.11, domingo
HORÁRIO 21h
LOCAL Auditório MIS (172 lugares)
INGRESSO Gratuito – retirada de ingresso com uma hora de antecedência na recepção do MIS

O paraense lança seu novo álbum Rei Ninguém. Com o disco, patrocinado pela Natura Musical a partir da Lei Semear, Arthur Nogueira inaugura novo momento da carreira, ao deixar de lado a eletrônica de discos como Presente (2016) e Sem medo nem esperança (2015), e se lançar numa sonoridade mais orgânica. Depois de apresentações em Belém – cidade natal do artista – e Belo Horizonte, o show de lançamento do já elogiado álbum Rei Ninguémfinalmente chega a São Paulo. A apresentação conta com participação do pernambucano Zé Manoel, parceiro de Arthur no novo trabalho. Com ele o paraense fez a incensada por público e crítica Moonlight. No palco, Arthur é acompanhado por Filipe Massumi (violoncelo), Allen Alencar (guitarra), João Paulo Deogracias (baixo e sintetizadores) e Richard Ribeiro (bateria e programações), além de Zé Manoel (piano; e voz em Moonlight). Além das dez canções do novo álbum, o artista apresenta ainda outros destaques de sua trajetória, como Sem medo nem esperança (gravada por Gal Costa), O último romântico (do disco Presente, em homenagem a Antonio Cicero), Guamá (feita sobre sua cidade natal), entre outras

+ exposições Renato Russo Silêncio, de Stess Paniss.

17.11 – Sexta-feira/Happy hour MIS + Lançamento do livro Cartazes e exibição do filme Os Matadores

Happy Hour MIS – Edição especial rock nacional
DATA
 17/11

HORÁRIO 17h30 às 21h

LOCAL  Área externa

INGRESSO Gratuito (venda de bebidas alcoólicas apenas para maiores de 18 anos)

O museu realiza mais uma edição do Happy Hour MIS como parte da programação paralela da exposição Renato Russo, na sexta-feira dia 17 de novembro, das 17h30 às 21h com uma edição especial rock nacional. O evento contará com um show acústico da cantora Cibelle Hespanhol que preparou um repertório exclusivo para a data. Um truck de comidas e bebidas na área externa em um espaço reservado completam a programação para fechar o visitante fechar a semana e iniciar seu fim de semana no MIS.

Sobre Cibelle Hespanhol Além de cantora, Cibelle é compositora, musicista, atriz e produtora. Integrou a Cia Mulungo, dirigida por Oswaldo Montenegro. Participou do quadro “Jovens Talentos” no programa Raul Gil e “Iluminados” no Domingão do Faustão. Já dividiu o palco com grandes artistas como: Fafá de Belém, Oswaldo Montenegro, Fagner, Lenine, Geraldo Azevedo, Ivan Lins, Elba Ramalho, entre outros. Em 2013 gravou o primeiro disco, titulado “Pronta pra Amar” e esse ano lançará seu segundo disco autoral.

Lançamento do livro Cartazes e exibição do filme Os Matadores
DATA 
17.11
HORÁRIO a partir das 19h
LOCAL Foyer e Auditório MIS
INGRESSO Gratuito. (Para a exibição do filme é preciso retirar ingresso com uma hora de antecedência na Recepção MIS – sujeito à lotação)

Na data Marcelo Pallotta lança o livro Cartazes – que celebra os 20 anos de sua trajetória em design de cartazes de cinema. Na data também será exibido o filme Os Matadores, de Beto Brant, que completa 20 anos. O cartaz do filme – que integra o livro de Pallotta – foi o primeiro assinado pelo designer.

Sinopse Os Matadores (Dir. Beto Brant, Brasil, 1997, 102 minutos, cor, Crime/Drama, 12 anos) Em um bar na divisa entre o Brasil e o Paraguai, os matadores Toninho (Murilo Benício) e Alfredão (Wolney de Assis) aguardam a chegada de um pistoleiro. Eles foram contratados para matá-lo. Enquanto o alvo não chega, eles conversam sobre a morte de Múcio (Chico Diaz), o pistoleiro mais competente da região.

+ exposições Renato Russo Silêncio, de Stess Paniss.

 18.11 – Sábado/Show Geração Urbana

DATA 18/11

HORÁRIO 16h

LOCAL : Espaço de entrada em frente ao Chez MIS

INGRESSO: Gratuito

 A banda Geração Urbana apresenta no dia 18 de novembro os maiores sucessos da Legião Urbana, tocando sucessos de vários álbuns da banda em um pocket show na área externa do MIS. No tributo, que integra a programação paralela da exposição Renato Russo, o público poderá relembrar canções como Pais e filhos, Que país é este?, Eduardo e MônicaHá TemposMeninos e Meninas e muitos outros.


+ exposições Renato Russo Silêncio, de Stess Paniss.

19.11

Exposição Renato Russo + Karaokê na área externa + Exposição Silêncio

ESPECIAL | DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MIS

DATA 20.11

HORÁRIO Soul Black Soul Dance: a partir das 15h; Dança no MIS: 17h; visitação Renato Russo: 9h às 19h

INGRESSO Gratuito

SOUL BLACK SOUL DANCE

15h – Auditório MIS* – Abertura do evento (SLAM Poetry com Banks Back Spin)

15h20 – Auditório MIS* – Exibição do filme “Soul King Nino Brown”, seguido de bate-papo (com King Nino Brown, Leo Papel e Sharylaine). Sinopse: Documentário sobre um dos nomes mais importantes do Hip Hop brasileiro, King Nino Brown, um dos fundadores da Casa de Hip Hop de Diadema e da Zulu Nation Brasil, e historiador da cultura Hip Hop e da Soul Music.

18h – foyer térreo – Baile Black (com Dj King Nino Brown)

*Retirada de ingresso com 1h de antecedência

DANÇA NO MIS  – TODA RAIZ TEM UM POUCO DE SENZALA

Horário:  17h

Local: Área externa

A ocupação vem por meio de uma pesquisa de Emerson Trankas, selecionado pela convocatória Dança no MIS 2017. O projeto pretende, a partir das necessidades de cada bailarino, transmitir o desencadeamento das sequelas de um passado que reverbera nos dias atuais. A performance traz discussões como preconceito, violência física e mental, além de possíveis caminhos para o empoderamento do negro no Brasil. Toda raiz tem um pouco de senzala é apresentada pela Cia Viela de Dança, com Marlon Martins Jorge, Jéssica Roberta de Oliveira Firmino, Ana Caroline dos Santos Ferreira, Gabriel Henrique Albernaz da Silva, Gabriel Henrique , Rodrigues Gonçalves, Danielle Karoline Silvério Santos.

 

 

 

Fãs de Renato Russo e Legião Urbana não vão se decepcionar. A exposição que fica em cartaz no MIS até 28 de janeiro de 2018 reúne mais de mil itens do acervo do cantor e compositor. É um verdadeiro mergulho no universo do artista.  Atenção, elemento SPOILER: se quiser o elemento surpresa, é bom não continuar lendo. Fui conferir em primeira mão e conto como é.

Entrada da exposição

Entrada da exposição

Já na entrada, com a música da banda ao fundo, o cenário é escuro e cheio de posteres e frases em neon remetendo ao pensamento do artista e com ambientação anos 80. Ao subir as escadas deparamos com um desenho do rosto de Renato Russo que parece dar boas-vindas aos visitantes. Para entrar no clima, o spotfy disponibiliza uma playlist com músicas da banda para ser ouvidas durante a visitação.  Boa notícia: é permitido fotografar a exposição! YES!

20170905_120654As salas são divididas em várias fases do artista com desenhos e fotos do Renato criança, cartinhas e trabalhos escolares.  Todos os itens da exposição foram cedidos pelo filho do artista Giuliano Manfredini. Ele que procurou o MIS sugerindo fazer a mostra, depois que visitou a exposição de David Bowie.

As outras salas reúnem roupas, instrumentos musicais, letras de músicas, os óculos, declarações de amor, uma sala toda revestida com cartas de fãs, prêmios, discos de ouro.  Parte do acervo é composto somente por cartas de fãs. São 1.184 documentos entre cartas, cartões, telegramas e bilhetes (sim, não havia internet naquela época) recebido por Renato entre 1983 a 1996 que expressam o carinho dos fãs pelo artista. Há monitores de vídeo que passam o tempo todo entrevistas e apresentações da banda. Algumas memoráveis. Impossível não se emocionar, se você é contemporâneo e fã da banda. Parece até uma viagem no tempo.

Bata usada por Renato Russo em um dos seus shows

Bata usada por Renato Russo em um dos seus shows

O ponto alto da exposição é uma sala cujo telão do tamanho de uma parede apresenta trechos de show. O tamanho da tela e a acústica impressionam. A impressão é de estar num show ao vivo. No segundo andar, há móveis originais do seu apartamento em Ipanema que reproduz um canto da sala e seu quarto, bem sóbrio, por sinal.

Os visitantes ainda podem ter uma experiência sensorial. Há empréstimo de fones de ouvido e um óculos especial que reproduz vídeos com músicas da bandas cantadas por outros artistas.

Reprodução do seu quarto no apartamento que morava em Ipanema com móveis originais

Reprodução do seu quarto no apartamento que morava em Ipanema com móveis originais

guitarra de Renato Russo

guitarra de Renato Russo

 

20170905_124812

Sobre a exposição

Renato Russo presta homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira e é a quarta exposição idealizada e concebida totalmente pelo MIS. A exposição é resultado de uma vasta pesquisa realizada no acervo de Renato Russo que se encontrava no apartamento onde ele morou e traz diversos objetos pessoais como fotos, manuscritos, instrumentos musicais, fanzines, letras de músicas, desenhos e cartas de fãs.  Giuliano Manfredini, único filho do artista, concedeu ao MIS total acesso ao apartamento de Renato Russo confiando à equipe do museu sua catalogação, conservação e adaptação para a exposição. A mostra, que é apresentada pela Samsung e pelo Ministério da Cultura, fica em cartaz de 6 setembro de 2017 a 28 janeiro de 2018.

20170905_120139serviço

RENATO RUSSO 

Para compra no ingresso rápido, o visitante terá sua visita agendada e não precisará ficar nas filas

site Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br/renatorussonomis  

Primeiras semanas

DATA 8, 9, 13, 14, 15, 16, 20, 20, 21, 22 e 23 de setembro

HORÀRIO 10h às 21h – ingressos com horário marcado de hora em hora. Última entrada com permanência até 22h.

Valores R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

O MIS tem entrada gratuita às terças e aos domingos só vende ingressos diretamente na bilheteria.

Preços dos ingressos na bilheteria: R$ 12 e R$ 6 (meia entrada)

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *