Conheça a Reserva ecológica da Jureia: cachoeiras e praias quase desertas no litoral sul Viagens por aí

Imagine um lugar onde você pode visitar rios e cachoeiras de águas transparentes e rasas com acesso fácil, desfrutar da natureza preservada e praias semidesertas rodeadas de mata atlântica? Assim é a Estação Ecológica de Juréia-Itatins.

A reserva é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no litoral sul paulista, com território distribuído pelos municípios de Iguape, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe.

Vista da praia da Jureia

Vista da praia da Jureia

Chegando em Peruíbe, todos vão embarcar num jipe ou jardineira e é quando a aventura começa. O trajeto sobe a Serra do Guaraú, cercada por montanhas e praias cercadas por mata atlântica. A pequena vila abriga pousadas, restaurantes, mas ainda guarda as características de uma vila caiçara.

A primeira parada é nas corredeiras do Perequê. Um lugar agradável cercado por natureza e rio de águas transparentes e rasas, ideal para quem quer se refrescar e também para quem não sabe nadar. Os mais corajosos sobem numa pedra e se atiram na água pendurados numa corda. O lugar ainda conta com restaurante e é acessível para todas as idades.

Trilha de acesso à cachoeira do Paraíso

Trilha de acesso à cachoeira do Paraíso

O passeio continua com outra parada da praia semideserta de Caramborê. Por ser dentro uma reserva ecológica, não há barracas e comércio na praia. Conta com um camping e um bar. Para curtir o visual, os turistas sobem numa pedra onde se pode apreciar o visual incrível da praia de Caramborê e da Barra do Una.

Cachoeira do Paraíso

Cachoeira do Paraíso

O roteiro finaliza na cachoeira do Paraíso, que ganhou este nome por motivos óbvios. Os visitantes assistem a uma palestra sobre a reserva ecológica e andam cerca de 200 metros numa trilha com rampas, escadas e corrimões, acessível a todos. A cachoeira forma uma piscina natural de cor verde esmeralda onde as pessoas se refrescam. Há ainda uma segunda parte que forma outra pequena piscina rasa, ideal para crianças e para quem não sabe nadar.

Passeio de jipe na Jureia

Passeio de jipe na Jureia


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *