Ciclovia na Avenida Paulista. Foto: José Cordeiro/SP Turis É Grátis

Agora os ciclistas terão um site exclusivo com roteiros turísticos para passear na cidade. A São Paulo Turismo  acaba de lançar o SP de Bike (cidadedesaopaulo.com/spdebike).

O projeto foi concebido em formato online e oferece, inicialmente, cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital paulista de bicicleta, sejam turistas ou moradores.

Ciclovia na Avenida Paulista. Foto: José Cordeiro/SP Turis

Ciclovia na Avenida Paulista. Foto: José Cordeiro/SP Turis

São rotas que passam prioritariamente por vias exclusivas para ciclistas e possuem atrativos turísticos no caminho, como parques, museus, centros culturais e prédios históricos. A distância aproximada do percurso e o tempo previsto estão descritos para que os interessados tenham ideia da quilometragem e o período que farão cada passeio.

Também acessível para versão de plataforma mobile (tablets, smartphones e celulares), o SP de Bike disponibiliza o mapa geral da infraestrutura cicloviária (ciclovias e ciclofaixas) já existentes na cidade dividida por região, facilitando a visualização dos locais para pedalar.

Além disso, o site possui notícias relacionadas ao mundo das bicicletas, sugestões de grupos e associações de bikers, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar ou emprestar bicicletas, locais bike friendly (amigáveis aos ciclistas), como fazer integração nos trens e metrôs e outros serviços.

Não precisa ter bicicleta. O Bike Tour SP aluga os equipamentos. Foto: Rodrigo Caldas

Não precisa ter bicicleta. O Bike Tour SP aluga os equipamentos. Foto: Rodrigo Caldas

Turismo de Bike

Centro histórico: Descobrir o centro histórico de São Paulo durante a semana é uma oportunidade de presenciar o movimento intenso das pessoas que trabalham na região e o comércio aberto. Observe a arquitetura das construções históricas antigas e fique sempre atento aos pedestres que circulam pelas vias.

Da Luz à Liberdade aos sábados: A sugestão desse roteiro é aos sábados, quando dois pontos culturais, a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa têm entrada gratuita, e na Praça da Liberdade acontece a feira com barracas de comida e artesanatos típicos da cultura oriental.

De parque em parque durante a semana: Essa ideia de roteiro é uma opção para quem também quer aproveitar e conhecer duas áreas verdes da cidade, o Parque Villa-Lobos, no bairro Alto de Pinheiros, e o Parque do Povo, que fica no Itaim Bibi. Ambos estão conectados pela ciclovia do Rio Pinheiros, que tem estrutura como banheiros, bebedouros e segurança no percurso totalmente plano.

Da Avenida Paulista ao Parque do Ibirapuera aos domingos: Esse percurso é recomendado para ser feito com a ciclofaixa de lazer que funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h. É possível atravessar toda extensão da avenida mais famosa da cidade, passando por vários atrativos culturais, e ir até o Parque das Bicicletas e Ibirapuera, na região sul, perto dos bairros Vila Mariana e Moema.

De parque em parque aos domingos: Aos domingos, com o funcionamento da ciclofaixa de lazer, das 7h às 16h, é possível percorrer três parques da cidade: Ibirapuera, do Povo e Villa-Lobos. Se for conhecer e pedalar dentro deles, lembre-se de tomar bastante água e fazer alguma pausa para comer algo, pois o passeio pode ser mais longo.

As informações completas você encontra no site: http://www.cidadedesaopaulo.com/spdebike/index-desktop/

Ciclofaixa Viaduto do Chá. Foto: José Cordeiro/SP Turis

Ciclofaixa Viaduto do Chá. Foto: José Cordeiro/SP Turis

BikeTour SP

Além deste site, a BikeTour SP oferece cinco passeios guiados de bicicleta. Você pode escolher enre centro histórico de São Paulo, Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Parque do Ibirapuera e Vila Madalena.Para participar basta se inscrever pelo site e levar 2kg de alimentos não-perecíveis . Cada participante recebe uma bicicleta, capacete e fone de ouvido para facilitar a comunicação dos guias com os usuário. Saiba mais sobre este passeio neste post:  5 passeios guiados para explorar São Paulo de bicicleta. 

Passeio de bicicleta no centro histórico de São Paulo. Foto: Rodrigo Caldas

Passeio de bicicleta no centro histórico de São Paulo. Foto: Rodrigo Caldas


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *