São Paulo a 1.135 metros de altura. Faça Passeios Conosco / Na natureza

Imagine um mirante onde se tem uma vista de 360 graus de São Paulo, a 1.135 metros de altura, cercado por uma paisagem incrível. Este é o Pico do Jaraguá, na zona oeste, um dos lugares mais bonitos da cidade.

Início da trilha do Pai Zé. 3.600 metros ida e volta.

Início da trilha do Pai Zé. 3.600 metros ida e volta.

Como chegar

Há duas maneiras de chegar no Pico do Jaraguá: de carro, o que não tem muita graça ou pela trilha do Pai Zé, um caminho cercado de mata atlântica e campos de altitude. Durante o trajeto é possível encontrar pequenos sagüis que saltitam pelas árvores, se der sorte pode até ver macaco-prego, tucano -do bico-verde, bicho-preguiça e outros.
Os seus 3.600 metros, percurso de ida e volta, é na maior parte do caminho na sombra, só no final que não há mais árvores e o trecho fica mais íngreme. Foi batizado como Pai Zé por ser uma antiga rota utilizada por diversas pessoas que passavam por consultas espirituais com um líder religioso com este nome. Há um oratório em ruínas onde o religioso realizava seus trabalhos.
Para fazer a trilha sem se cansar muito, é necessário respeitar o ritmo do corpo, apreciar a paisagem, parar várias vezes para beber água e tirar fotos. Se possível, alongar antes de começar e curtir a natureza.

Lago no Parque do Jaraguá

Lago no Parque do Jaraguá

Mirante do Pico do Jaraguá

Para ter uma vista deslumbrante a partir do Pico do Jaraguá, é fundamental que o céu esteja aberto e poder enxergar os lugares mais distantes. Depois que termina a trilha há ainda uma escada de concreto de 242 degraus e dois mirantes. O primeiro é Pico do Papagaio com 1.127 metros e o mais alto, é do Jaraguá, com 1.135 metros. Vale a pena subir a escadaria. Do mirante é possível ver as rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera, Rodoanel e vários bairros de São Paulo. Prepare a máquina fotográfica.

Saguis podem ser encontrados na trilha

Saguis podem ser encontrados na trilha

O Parque Estadual do Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica. Era uma antiga fazendo do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 para proteger os recursos naturais da região. Jaraguá significa “Senhor dos Vales” e vem do tupi. O Pico do Jaraguá pode ser visto de vários pontos de São Paulo.

242 graus para chegar até a base do Pico do Jaraguá

242 graus para chegar até a base do Pico do Jaraguá

Se quiser ter mais tranqüilidade, o ideal é chegar mais cedo, antes das 10h, quanto mais tarde, mais cheio ficam os mirantes e mais concorridos para tirar fotos. O vento batendo no rosto e aquela vista deslumbrante traz sensação de paz e liberdade e o cansaço vai embora.

O melhor ângulo para foto. Uau!

O melhor ângulo para foto. Uau!

 

Pico do Jaraguá - Jefferson Pancieri

Pico do Jaraguá – Jefferson Pancieri

 


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Comments

  1. Super show esse post. Acredita que sou paulistana mas nunca fui ao Pico do Jaraguá. Uma vergonha, porque conheço vários lugares e não conheço ainda a cidade onde moro. Com esse post, me deu uma vontade de conhecer essa região. Adorei as dicas 🙂

    • Patrícia Ribeiro Says: maio 6, 2016 at 11:23 pm

      Que legal, Vanessa. Isto quer dizer que está na hora de conhecer. Não perca a oportunidade e depois nos conte o que achou.

  2. Quando terá outro passeio desses?

  3. Gilvan J. Santana Says: agosto 20, 2018 at 9:58 am

    Bom dia!
    Moro proximo ao Pico do Járague e sempre estou levando meu filho lá.
    Se precisarem de um guia ou orinteção, estou a disposição – Whatsapp (11)99416-5440. Gilvan J. Santana.

  4. Gilvan J. Santana Says: agosto 20, 2018 at 10:00 am

    Bom dia!
    Moro proximo ao Pico do Járagua e sempre estou levando meu filho lá.
    Se precisarem de um guia ou orinteção, estou a disposição – Whatsapp (11)99416-5440. Gilvan J. Santana.

  5. ARNALDO SANTANA DE ALMEIDA FILHO Says: agosto 23, 2018 at 3:08 pm

    Boa tarde. Tem algum valor de ingresso a ser pago?

  6. samara buenos aires da silva Says: outubro 16, 2018 at 11:09 am

    bom dia, gostaria de saber como faço pra ir, qual onibus pega que desça em frente , e se tem um guia lá, valores ? e horários ? e se tem bicicleta pra alugar e quanto ?

    • Patrícia Ribeiro Says: outubro 16, 2018 at 7:31 pm

      Oi, Samara. No texto tem as informações como chegar, não é preciso guia, tem sinalização no parque, a entrada é gratuita. Não sabemos se aluga bicicleta. Não vimos no dia que estivemos lá. Bom passeio.

  7. Oi, Boa noite Patrícia…Estou querendo ir fazer a trilha com dois amigos, porém estamos receosos por não conhecer o local. você poderia por favor nos indicar um Guia.

  8. Olá, Patrícia! Sabe me dizer se posso fazer a trilha com meu cachorro? Muito obrigado.

  9. Oi! Tenho interesse em fazer a trilha e gostaria de saber se tem algum dia que seja melhor (final de semana, meio da semana, etc). Obrigada 🙂

  10. Boa noite, a trilha já voltou a funcionar ou ainda está em manutenção?

  11. Bom dia! sou francesa, desculpa se nao falo bem. Eu quero tambem fazer essa trilha pero nao sei como chegar de Sao Paulo até là… Voce sabe se existe autocar que chega até a entrada da trilha?
    Obrigado para voca ajuda!

    • Patrícia Ribeiro Says: fevereiro 3, 2019 at 10:43 am

      Céline, não vá sozinha, pode ser perigoso. Vá sempre com um grupo, não leve objetos de valor, câmera fotográfica. De preferência, vá com um guia de turismo. Entre em contato que posso indicar um guia para ir com você. Whatsapp 94562-3015.

  12. Já fiz a trilha e foi muito bom.
    É um ótimo antidepressivo

  13. José Fernandez Garcia Says: agosto 13, 2019 at 7:53 am

    Oi Pessoal, que, não conhece o Pico, vá conhecer, eu, na epoca de 1980 conheci e escalei pelas laterais, desci de skate a pista asfaltada e tomei muitas cervejas… pretendo agora leva=r meus filhos para conhecer e contar minhas aventuras do momento…
    Não deixe de conhecer antes que seja tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat