Exposição imersiva com paisagens de Van Gogh começa no Shopping Pátio Higienópolis Agenda Cultural / É Grátis

Se você, como eu, é fã deste grande artista, não pode perder esta mostra. Você vai mergulhar no universo onírico de Van Gogh.  A  exposição, que começa dia 17 de agosto no Shopping Higienópolis, é inspirada em paisagens retratadas em cinco das  suas telas mais famosas e nas centenas de cartas pessoais que o pintor holandês escreveu ao longo dos seus (poucos) 37 anos de vida e a partir dos 38 lugares em que morou em quatro países. O melhor é que a entrada é gratuita!

A exposição imersiva Paisagem de van Gogh ocupa os cerca de 250 metros  quadrados do Vão Central do shopping, e fica em cartaz até  15 de setembro, levando o visitante a entrar no  seu universo, por meio de recursos de cores e sons e a conhecer um pouco de sua vida e impressões do mundo por meio de trechos de suas cartas pessoais, apresentadas por narrador em off.

O circuito de visitação inclui oito cenários – dos quais seis representam, em formato gigante, paisagens retratadas em suas telas.  Em cada cenário, o visitante vivencia diferentes experiências ao som de trechos de suas cartas ao irmão Theo e à sua cunhada Johanna, que remetem à época de cada criação.

“Suas obras com céus estrelados, campos de girassóis, plantações que parecem balançar ao vento, com cores ousadas e traços a frente de seu tempo, nos inspiraram a definir o conceito visual desta exposição”, explica a idealizadora e curadora da exposição Karina Israel, da consultoria de ambientes interativos YDreams Global, responsável pelo projeto.

Imersão em oito cenários –  A viagem pelo universo de van Gogh começa por uma pequena sala branca, com um postal tridimensional, com texto extraído integralmente de carta do pintor a seu irmão caçula Theo. O postal reproduz a sua letra, o papel e o selo da época.  A visitação segue pelos seguintes cenários:

  • Campo de Trigo com Corvo: projeção em tela onde o trigo se movimenta e os corvos surpreendem os visitantes. Esta tela, que faz parte do Museu Van Gogh (Amsterdam), foi produzida durante as últimas semanas de vida do pintor e evidencia sua capacidade de transformar suas dores e angústias em imagens vibrantes;
  • Labirinto Flor de Íris (Obra de referência, Irises), com recursos de cenografia e aroma, o visitante se sente como parte da tela;
  • Praça da Amendoeira (Obra de referência, Amendoeira em Flor), cenografia inclui amendoeira florida, bancos de madeira e pontos de som para os visitantes ouvirem as trocas de correspondência entre Vincent e Theo;
  • Banho de Lua (Obra de referência, Starry Night Over the Rhone) – O cenário inclui recursos de realidade virtual e cadeiras giratórias sobre um chão reflexivo;
  • Sinfonia da Noite Estrelada (Obra de referência, Noite Estrelada), por meio de projeção imersiva, visitantes podem conhecer os grandes marcos da carreira e da vida de van Gogh;
  • Foto Pintada – Os visitantes tiram uma foto, com um filtro que remete a um retrato criado por van Gogh, que podem compartilhar em suas redes sociais.
  • Bosque de Espelhos – Saída da exposição, com cenografia com bosques pintados por van Gogh, multiplicados por efeito de espelhos.

SERVIÇO
Paisagens de van Gogh, Exposição Imersiva – Gratuita
Shopping Pátio Higienópolis (Vão Central, Piso Veiga Filho)
Data: 17 de agosto a 15 de setembro, de segunda-feira a sábado das 13h às 21h; domingos e Feriados, das 14h às 20h.
As visitas são realizadas por ordem de chegada, podendo haver fila de espera.
Horários especiais para escolas, mediante agendamento prévio pelo telefone (011) 3823-2328.

Matéria publicada originalmente na Folha Metropolitana


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat