Passeios Baratos em São Paulo

Surpreenda-se com uma visita ao Museu da Casa Brasileira

Reinando imponente na agitada avenida Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira é um centro de referência nacional nas áreas de arquitetura e design. Criado em 1970 como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, o MCB está desde 1972 instalado na antiga residência do ex-prefeito Fábio Prado (1934-1938) e de sua esposa Renata Crespi, construída nos anos 1940.

Prêmio Design MCB
Divulgação

A sua entrada um pouco sisuda engana – pra não dizer que intimida – quem pensa que se trata de um museu clássico e tradicional, e se assim já não era, está cada vez mais longe de vir a ser. A mostra de longa duração em cartaz, “Coleção MCB – Novas Doações”, é bastante representativa dessa nova postura da instituição, já que visa contextualizar melhor as peças do seu acervo de mobiliário e design nacionais – com exemplares que vão desde o século 17 à atualidade – para também estabelecer uma sintonia mais afinada com as exposições temporárias e a cultura cotidiana brasileira, assim potencializando a sua vocação.

Vocação essa que também é reforçada pelo Prêmio Design MCB – o mais importante do país e agora em sua 30a edição – que reconhece a cada ano os melhores trabalhos nacionais em mobiliário, utensílios, iluminação, eletroeletrônicos, têxteis, equipamentos de construção, transporte e impressos. Paralelamente, a história da casa e da família que ali morava, e toda a sua relação com o desenvolvimento urbano e cultural de São Paulo, são exibidas na outra mostra de longa duração, “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”, no andar superior do museu, com objetos e móveis da antiga residência e fotos que documentam a evolução dessa parte da cidade.

Prêmio Design MCB
Divulgação

Do andar superior para o jardim nos fundos da casa, um encontro com esse oásis verde que proporciona uma pausa para o espírito. O bosque conta com espécies nativas da Mata Atlântica e estrangeiras originárias do Japão, China e Vietnã, por exemplo, e abriga alguns eventos e exposições do museu – que alguns arriscam dizer serem melhores que os do lado de dentro. Preferências à parte, o lugar é mesmo muito bonito e tranquilo, e ainda conta com um restaurante que oferece buffet de almoço e pratos à la carte preparados com “ingredientes sazonais, em sua maioria orgânicos e provenientes de produtores locais”.

Já a programação abrange desde exposições temporárias a palestras e debates voltados para os focos temáticos do museu, mas também atividades educacionais e o projeto Música no MCB, com apresentações gratuitas aos domingos de manhã, de março a dezembro. Tudo isso sendo oferecido aos mais de 100 mil visitantes anuais da instituição, e que se espera que venham somar muitos outros. Fazendo a minha parte para ajudar nesse processo, seguem os destaques da programação dessa virada de ano.

Fachada Jardim
Chema Llanos

Mostra | 30o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é a mais tradicional e prestigiada premiação de design do Brasil. Realizado pela instituição desde 1986, o Prêmio conta com uma história que reflete a trajetória da consolidação da identidade do design nacional. A edição de 2016, que celebra a 30ª edição do Prêmio, recebeu 640 inscrições e contempla vencedores nas categorias Construção, Eletroeletrônico, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transporte, Utensílios e Trabalhos Escritos. Até 15 de janeiro

Mostra | Pioneiros do Design Brasileiro: Anísio Campos

Imagens de carros criados de forma quase artesanal estacionam em um painel expositivo da 4ª edição da série Pioneiros do design brasileiro, que homenageia Anísio Campos, designer brasileiro e um dos grandes protagonistas da história do automóvel no Brasil. A série acompanha a mostra do 30o Prêmio Design MCB. Até 29 de janeiro. 

Exposição no Museu da Casa Brasileira
Divulgação

Site Museu da Casa Brasileira. Av. Brig. Faria Lima, 2705. Tel.: (11) 3032 3727 / 3026 3900. Terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada R$ 7,00 (meia R$ 3,50; gratuito aos sábados, domingos e feriados, para maiores de 60 anos e crianças até 10 anos). CPTM: Estação Cidade Jardim (Linha 9/Esmeralda); Ônibus: Linha 107T-10: Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros, Linha 477A-10: Sacomã – Term. Pinheiros, Linha 637A-10: Term. Jd.Ângela – Term. Pinheiros, Linha 637A-26: Term. Guarapiranga – Term. Pinheiros, Linha 637P-10: Term. Sto.Amaro – Term. Pinheiros, Linha 648P-10: Term. Capelinha – Term. Pinheiros, Linha 847P-10: Term. Pirituba – Itaim Bibi

Prêmio Design MCB
Divulgação

Foto destaque: Fachada do MCB – Chena Llanos

[et_bloom_inline optin_id=optin_1]