Trem expresso que liga centro de SP ao Aeroporto de Guarulhos começa a operar São Paulo Melhor

Começou a operar desde terça-feira (dia 16 de outubro) o trem expresso que faz o trajeto da estação da Luz até o Aeroporto de Cumbica em Guarlhos. O serviço Airport-Express gasta 35 minutos, sem paradas.

A linha passa a funcionar de segunda a sexta-feira com saídas às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h no sentido Estação Luz-Aeroporto e às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h no sentido oposto. A viagem custa R$8.

Atrasos

A promessa de um trem ligando São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos data da primeira gestão de Geraldo Alckmin, no começo dos anos 2000. A primeira previsão era de que a obra estaria pronta até 2005, mas a data foi adiada.

Em 2007, na gestão de José Serra, a entrega foi marcada para 2010, mas foi adiada novamente em 2009, com a previsão de inauguração para a Copa do Mundo de 2014.

Em 2015, o governo Alckmin voltou a trabalhar no projeto, prometendo que o trem começaria a funcionar no fim de 2017. Em setembro do ano passado, a conclusão da obra foi adiada para março desse ano, quando ela finalmente foi inaugurada.

Outro serviço inaugurado recentemente pela CPTM é o Connect, que vai da Estação Brás à Guarulhos em 35 minutos, sem necessidade de baldeação na Engenheiro Goulart, mas com paradas nas estações pelo caminho. Em funcionamento desde 3 de outubro, o trem faz seis viagens em cada sentido nos dias úteis (às 6h20, 7h00, 7h40, 18h, 18h40 e 19h20) e três viagens nas manhãs de sábado (às 6h20, 7h00 e 7h40) e tem tarifa comum, de R$4.

A Estação Aeroporto da CPTM fica situada perto do Terminal 1, assim, o Aeroporto de Guarulhos passou a disponibilizar ônibus gratuito para levar os passageiros até os terminais. São três linhas: a que liga a estação da CPTM ao Terminal 1 (se o passageiro se destina aos terminais 2 ou 3 ele deve desembarcar no Terminal 1 e pegar o ônibus gratuito que vai para os demais terminais); a que liga a estação da CPTM direto aos terminais 2 e 3 (sem passar pelo Terminal 1) e finalmente a linha que liga os três terminais. Da estação da CPTM o passageiro pode caminhar até o Terminal 1, são apenas 5 minutos. Veja o mapa do trajeto neste link.

Linha 13 – Jade, que liga a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começou a circular em horário comercial no dia 4 de junho.

O trem funciona das 4h até a meia-noite, com intervalos de 20 minutos nos horários de pico (entre 5h e 8h e 17h e 20h) e de 30 minutos nos demais horários. A tarifa é de 4 reais e a viagem dura cerca de 15 minutos.

Até chegar em Cumbica, no entanto, é preciso muito sobe-e-desce caso o passageiro não embarque nos serviços expressos citados anteriormente. Um passageiro que esteja na estação da Sé, por exemplo, deverá seguir até a estação Brás, lá embarcar em um trem da linha Safira da CPTM até a Estação Engenheiro Goulart para, finalmente, pegar a linha 13 Jade que seguirá até Cumbica.

Matéria publicada originalmente no site Viagem e Turismo


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat