A recomendação é direta e não deixa margem para dúvidas: o isolamento social é a chave para brecarmos a disseminação do vírus. Porém, sair de casa, mudar de ares, respirar ar puro e ter contato com a natureza são medidas necessárias para equilibrar a saúde mental e assim, conseguir também mantermos a nossa saúde física.

Sem radicalismos, não estou aqui defendendo encher o carro, ir para a farra, aglomerar na praia ou qualquer coisa que desrespeite as recomendações médicas e sanitárias. Mas viajar é possível durante esse período e a seguir relaciono algumas dicas de como fazer isso com segurança:

– Escolha uma hospedagem do estilo Airbnb. A plataforma de hospedagem estabeleceu um protocolo de higienização aprovado por especialistas, e os anfitriões que se comprometem a cumprir as cinco etapas, tem essa opção sinalizada na descrição do imóvel. Para conhecer mais sobre esses protocolos, clique aqui: https://www.airbnb.com.br/d/enhancedclean

Além da questão da higiene, em uma propriedade do Aibnb você tem a facilidade de não transitar em áreas comuns de hotéis e pousadas, minimizando os contatos e os riscos de contaminação.

– Viaje com seu próprio veículo. Sem ônibus coletivos, sem aviões, sem caronas compartilhadas, você consegue chegar ao seu destino com muito mais segurança.

– Prepare suas refeições. Preparando suas próprias refeições, você minimiza chances de contaminação com entregas de deliveries e idas a restaurantes.

– Faça compras de suprimentos em sua localidade. Fazendo suas compras com antecedência, você pode ficar em sua hospedagem com mais conforto e segurança, sem precisar transitar.

– Escolha destinos onde possa ficar em isolamento social. No interior de São Paulo não faltam opções onde você pode ficar em contato com a natureza e desfrutar da paz com segurança.

– Respeite as pessoas do destino escolhido. Mesmo com todas as regras anteriores, você deve ser responsável por seus próprios cuidados, levando álcool para higiene das mãos e usando máscara (sempre!). Se tiver qualquer sintoma, ainda que leve, não vá! É mais seguro para você e para os outros!

Quer saber onde pode descansar e colocar em prática as dicas que dei? As opções de hospedagem abaixo foram todas testadas por mim e todas estão disponíveis através da plataforma do Airbnb (atenção, isso não é um post patrocinado!)

  

– Juquitiba

https://www.airbnb.com.br/rooms/9605272?source_impression_id=p3_1617228903_FJHveiPfDNUBfZlX&guests=1&adults=1

Aproximadamente a 80 km de SP, esse chalé é bem especial, pois fica numa área de reserva ambiental. No mesmo espaço fica a Fundação Lymington, uma organização não governamental que mantém um criadouro conservacionista e científico de aves. É possível realizar caminhadas no entorno e conhecer o criadouro das aves, num acompanhamento bem especial, realizado pelo gerente do lugar, o Sr. Carlos.

A hospedagem tem capacidade para duas pessoas, é muito bem equipada e confortável. O acesso, apesar de ser na estrada de terra, é bem facilitado e acessível com carro comum.

Importante destacar que essa hospedagem não dispõe de TV e nem de internet. O sinal de celular só está disponível para a operadora Vivo, e em pontos estratégicos do imóvel. Então, vá para realmente desconectar.

Uma vantagem é que a anfitriã permite o check-in mais cedo do que o habitual.

  

 Mairinque

https://www.airbnb.com.br/rooms/29853666?source_impression_id=p3_1617230621_yN2ufwcnM5lN2PM8&guests=1&adults=1

Pertinho de São Roque, e a cerca de 80 km de SP, esta hospedagem se diferencia das demais deste post porque tem capacidade para até 8 pessoas!

A casinha fica num espaço que geralmente é utilizado para retiros e vivências em grupo (foi assim que o conheci) e fica numa área muito linda!

O diferencial, além do número de hóspedes, é que tem acesso a piscina, espaço de meditação e até um spa (para massagens maravilhosas!). A Ameeta também tem um cuidado especial na recepção dos hóspedes, com sabonetes artesanais para seu banho. A energia do lugar é muito boa!

O espaço dispõe de internet e o sinal de celular é acessado em alguns pontos do imóvel.

  

Santo Antônio do Pinhal

https://www.airbnb.com.br/rooms/18547759?guests=1&adults=1&source_impression_id=p3_1617230240_nXrkpqEne6t%2BQ4Ov

Na região da Serra da Mantiqueira, bem pertinho de Campos de Jordão, está Santo Antônio do Pinhal. O chalé é pequeno, com sala e dormitório integrados no espaço térreo e um mezanino onde são dispostos outros colchões para dormir. No espaço térreo também há um banheiro.

A hospedagem tem capacidade para acomodar até quatro pessoas. O acesso é feito sem dificuldades por um breve trecho de terra e o acesso ao Centro da cidade é bem facilitado.

A casa dispõe de internet e TV e a vantagem é que a proprietária (um amor de pessoa), mora no mesmo terreno (mas isso em nada afeta sua privacidade) e pode te oferecer qualquer ajuda necessária.

A cozinha da casa é na área externa (foi construída recentemente para possibilitar hospedagens mais longas), mas esse leve “desconforto” é compensado com uma vista linda das montanhas enquanto faz suas refeições. No alto do terreno tem uma pequena trilha onde se assiste a um pôr do sol maravilhoso!

  

São Bento do Sapucaí

https://www.airbnb.com.br/rooms/38998089?source_impression_id=p3_1617229388_yYe0xUFEwNr9E9H%2F&guests=1&adults=1

Um pouco mais distante, quase 200 km de SP, essa opção é para quem curte o clima da Serra da Mantiqueira. O chalé é pequeno (uma pequena cozinha, quarto e banheiro), mas muito bem equipado e acolhedor. A casa é cercada de araucárias e tem uma vista privilegiada da Pedra do Baú.

A hospedagem tem capacidade para até quatro pessoas, mas o ideal é que sejam duas, para ficar mais confortável. O acesso é feito por estrada de terra, em subida, mas acessível com carro comum.

A casa dispõe de internet e TV do tipo Smart. Apesar de estar distante do centro, a informação é que chegam entregas de Ifood.

A anfitriã mora na propriedade vizinha e isso dá uma segurança caso precise de qualquer coisa (por exemplo nós precisamos de ajuda com mal estar). Ah, outro detalhe, sobre o acolhimento da anfitriã é que sempre tem flores e um cesto de frutas à disposição dos hóspedes. Um carinho que sempre faz diferença, né?

Essa propriedade tem um perfil no Instagram: https://www.instagram.com/bosquedasaraucarias_sbs/

 

– Tapiraí:

https://www.airbnb.com.br/rooms/13389984?source_impression_id=p3_1617229874_quhapzCFDOw04vsq&guests=1&adults=1

Cerca de 170 km de SP, essa é mais uma opção para quem curte o silêncio. Mas esta hospedagem tem um quê de sofisticação com um grande ofurô!

A hospedagem tem capacidade para até 4 pessoas e abriga a todas com conforto, pois os quartos são amplos, apesar de haver um só banheiro. O acesso é feito também por estrada de terra, possível de acessar com carro comum.

A casa não dispõe de TV, nem internet e nem de sinal de celular. Mas aposto que quando você conhecer o ofurô deles, não vai mais querer sair de dentro da água e nem vai reparar que não existem essas opções…

O anfitrião dispõe de outras casas tão charmosas quanto a Casa Úrsula Iguarán, fica até difícil escolher a melhor!

Uma dica para as hospedagens onde não há TV e nem internet, é baixar filmes / séries no seu celular ou tablet, para acessar de forma off-line.

Sobre a autora do texto e fotos: Daniela Nogueira é supervisora escolar na rede pública municipal, mas também uma apaixonada por viagens de todos os tipos. Para acompanhar suas fotos e seus clicks, acompanhe pelo instagram @daninoguei.