Curta um passeio na Avenida Paulista – Parte 1 Agenda Cultural / Compras / É Grátis / História e Arte / Onde comer
Mural do Kobra - retrato Oscar Niemeyer na Praça Oswaldo Cruz

Mural do Kobra – retrato Oscar Niemeyer na Praça Oswaldo Cruz

Eu queria fazer um post sobre as opções de lazer na Avenida Paulista e ia escrever num único bloco, porém, percebi que esta avenida emblemática de São Paulo merece vários posts.  Se você é como eu, apaixonado por esta avenida, vou lhe dar dicas para admirá-la como se fosse a primeira vez, mesmo para você que você já tenha passado centenas de vezes por lá. Tenho certeza que tem lugares que nunca entrou ou prestou atenção.

Vamos começar pela Estação Brigadeiro do metrô, na Linha Verde.  Bem no comecinho da Avenida Paulista, na Praça Oswaldo Cruz,  tem um mural gigante e colorido que chama a atenção.  É um painel de 52 metros de altura e 16 metros de largura do artista plástico Eduardo Kobra. Ele fez para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, morto em 5 de dezembro de 2012.  O painel foi finalizado no aniversário da cidade em 2013 e chama a atenção de quem passa por ali.

Dia 1 de setembro: Walking Tour Avenida Paulista e seus centros culturais

Dia 1 de setembro às 10h iremos fazer um passeio com uma guia de turismo na Avenida Paulista.  São mirantes, museus, shoppings, lojas, escritórios, parques, casas  modernas e contemporâneas que habitam a avenida mais famosa de São Paulo. Neste passeio passaremos por estes novos centros culturais como Sesc.  A visita ao mirante é opcional, Japan House, Casa das Rosas, Mirante 9 de Julho e Instituto Moreira Sales. A guia Elaine Gastaldello do Sampa Charme falará sobre história, desenvolvimento e importância da região, cultura e curiosidades. Reservas: passeios@passeiosbaratosemsp.com.br ou whatsapp 94562-3015. R$ 35 por pessoa.

Mansão em estilo clássico francês Casa das Rosas

Mansão em estilo clássico francês Casa das Rosas

Atravessando a avenida, no número 37, nos deparamos com um imponente prédio histórico onde funciona o centro cultural Casa das Rosas.  Projetado por Ramos de Azevedo,  a mansão em estilo clássico francês é cercada por um lindo jardim, conta com orquidário e um café.  A Casa das Rosas é o núcleo dos apreciadores da literatura e poesia.  Aqui funciona também o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura que promove saraus, palestras, cursos, oficinas, exposições,  feiras culturais, concertos e muito mais. Quer conhecer mais a fundo a Casa das Rosas?

 

Fonte da Casa das Rosas

Fonte da Casa das Rosas

 

Saiba a programação completa no site da Casa das Rosas.

Sesc Paulista
Foto Evelson de Freitas

Sesc Avenida Paulista

Um dos mais icônicos e importantes endereços da capital paulista abriga a mais nova unidade do Sesc São Paulo. O Sesc Avenida Paulista, localizado no número 119 da Av. Paulista – na mesma quadra da Casa das Rosas, ao lado do Itaú Cultural e a poucos metros da Japan House – a nova unidade conta com 17 pavimentos e dois subsolos, com área construída de 12 mil m², em edifício reestruturado de maneira sustentável com redução de impacto ambiental em área urbana, que no passado abrigou a administração central do Sesc em São Paulo. Uma das principais atrações é o mirante do 16o andar onde dá para ver uma vista incrível de quase toda Avenida Paulista.

Japan House

São Paulo recebe a primeira JAPAN HOUSE do mundo, um espaço que celebra a cultura, a gastronomia, o design, a literatura, a tecnologia e os negócios do Japão contemporâneo.  A JAPAN HOUSE São Paulo, primeira unidade do projeto global do governo japonês, funciona na Avenida Paulista, 52.

Com a missão de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, o novo centro cultural combina arte, tecnologia e negócios, oferecendo aos visitantes uma perfeita tradução do Japão do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições.A casa tem projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, e irá abrigar, em 2017, oito exposições que ocuparão o prédio de 2.500m 2 .

Itaú Cultural: reduto dos amantes das artes

O prédio branco e envidraçado do Itaú Cultural fica no número 149 da Avenida Paulista e abriga vários eventos como exposições, peças de teatro, shows, oficinas, vivências, cursos e palestras. Tem um acervo fixo e uma programação que muda todo mês.

Itaú Cultural no comecinho da avenida Paulista

Itaú Cultural no comecinho da avenida Paulista

As pessoas normalmente vão lá para ver os espetáculos e nem sabem que existe um acervo bem interessante e que também pode ser conhecido em uma visita temática. No Espaço Olavo Setúbal tem uma exposição permanente que conta a história do Brasil através de obras de arte, moedas, cartas e mapas. A visita acontece sempre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado e domingo, das 11h às 20h.

Espaço Olavo Setubal - Itaú Cultural

Espaço Olavo Setubal – Itaú Cultural

 

Mas a agenda do Itaú Cultural traz mais novidades. Todas às terças, às 20h, tem apresentação de peças teatrais. Às quartas, às 20h, tem o projeto Escritora-Leitora, um programa que abre espaço para autores falar do processo de criação.  Às quintas, às 20h,  tem apresentações musicais de cantores variados.  Nos finais de semana, tem mais shows. Os ingressos gratuitos são distribuídos 30 minutos antes dos espetáculos.

As crianças também tem espaço garantido. Todo final de semana tem peças teatrais infantis, oficinas, performances e dia 31 acontece Se essa rua fosse nossa, com shows, oficinas e outras atividades para toda a família na rua Leôncio de Carvalho, ao lado do Instituto.

A programação completa está no site do Itaú Cultural.

Praia de Paulista e Livraria Fnac

Se continuar andando pela Avenida Paulista vai chegar à esquina com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima. Aqui é a parada para o lanche ou uma cerveja.  Popularmente conhecida como Prainha, é um conjunto de bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre. E a praia? Bom, isso fica a critério da sua imaginação, como em São Paulo não tem praia, o clima de mesinha na calçada tenta dar esta sensação.  Costuma lotar na hora do almoço e no happy hour,  lugar ideal para beber e encontrar os amigos.

Livraria Fnac

Livraria Fnac

A Livraria Fnac está em frente ao famoso prédio da TV Gazeta. Um paraíso para se perder entre livros, eletrônicos, cds, dvds e revistas. Lá dentro também tem um café, quando quiser dar uma pausa para o lanche. O mais interessante é a programação que a livraria oferece. São lançamentos de livros, contação de histórias para crianças e pockets-shows.  Neste mês destaca-se 18 e 25, às 19h, Encontro dos fãs de Game of Thrones, Dia 16, às 15h, lançamento do filme Os pinguins de Madagascar e oficina infantil e Dia 28, às 19h, pocket-show com a Filarmônica de Pasárgada.  Tudo grátis. Veja a programação no site da Fnac.

Mirante Nove de Julho

O Belvedere Trianon, projeto de Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1916.  O local sediava um clube frequentado pela elite paulistana,  mas que foi derrubado em 1951 para a construção do pavilhão que deu origem a primeira bienal de São Paulo  e, posteriormente, o Masp em 1968.  O mirante foi construído  poucos metros abaixo para que a elite que ali frequentava  pudesse observar suas residências no centro da cidade.

O lugar viveu um longo período de grande abandono e descaso. O mirante simplesmente foi apagado do mapa, não tinha nem endereço, conta Facundo Guerra. Porém, o empresário sabendo da importância do lugar para a cidade, foi atrás e literalmente entrou na briga para se apropriar do espaço público, que estava nas  mãos de traficantes,  um ponto de venda de drogas e consumo de crack. Facundo enfrentou vários riscos para conseguir a desocupação do local.  Hoje o Mirante 9 de Julho funciona como centro cultural, galeria, co-working, abre espaço para novos chefs de cozinha, tem um café gourmet e eventos culturais como shows, cinema ao ar livre e Djs.

Você já visitou todos estes lugares? Tem alguma sugestão? Não perca o próximo post sobre as atrações próximas da Estação Trianon-Masp.


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Comments

  1. […] No primeiro post sobre a Avenida Paulista, eu falei sobre os pontos turísticos perto da estação Brigadeiro. Neste post vou mostrar as opções bacanas em torno da estação Trianon-Masp até a estação Consolação, um roteiro que pode ser feito a pé, na maior tranquilidade. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat