JAPAN HOUSE São Paulo abre exposição Aromas e Sabores com entrada gratuita Agenda Cultural / É Grátis

A JAPAN HOUSE São Paulo recebe a exposição Aromas e Sabores. Lúdica, interativa e bastante didática, a mostra propõe um passeio pela diversidade de cheiros e sabores em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial. O formato da exposição possibilita ao visitante o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas, para responder questões como: quais os gostos básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami, este último descoberto no Japão) e como o corpo humano os identifica? Como o olfato contribui na construção do sabor? E o perfume, desodorante, sabonete? Como se formam essas fragrâncias e como foram obtidas?

Exposição Aromas e Sabores

Todas essas questões são desvendadas ao longo da exposição dividida em 3 etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Para ajudar a contar esta história, a mostra apresenta a instalação Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista japonesa Maki Ueda. A obra induz o visitante a percorrer um determinado caminho, guiado pelo olfato e, assim, encontrar o cheiro das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

Para ilustrar esta atuação, Maki Ueda ministra gratuitamente, no dia 06 de junho, às 19h, a palestra Arte Olfatória, onde contará sobre sua trajetória profissional e entendimento de seu trabalho por meio das fragrâncias, além de ressaltar aromas muito presentes na cultura japonesa. “Na minha prática artística, uso o olfato como meio para incorporar o sentido olfativo na arte. Falando geralmente sobre o olfato, muitas vezes pensamos em suas aplicações práticas: perfumaria, higiene pessoal, aromatizantes etc. Contrariamente, concentro-me nas partes que estão relacionadas a memórias, emoções, percepções e experiências. O cheiro que apresento é como uma peça de pintura”, declara Maki.

Realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e com curadoria de Felipe Ribenboim, Aromas e Sabores trabalhará o universo da construção de fragrâncias e cheiros por meio de elementos característicos do Japão, como o wasabi, o shoyu e o bambu, além de outros presentes em alimentos, bebidas, perfumes e incensos. “Se, por um lado, a exposição abordará a detecção e a construção dos sabores e aromas, estará presente também sua significação cultural. Os aromas e os sabores são significados e valorizados de maneiras diferentes por diversas culturas”, ressalta Ribenboim.

A imersão nos paladares japoneses será complementada ainda com uma degustação cega de balas de gelatina com sabor de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. Sobre a realização desta exposição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da JAPAN HOUSE São Paulo, declara: “É extremamente importante apresentar as diversas facetas da cultura japonesa na tentativa de desvendá-la. Com a valorização de todos os sentidos, apresentamos o universo japonês e uma imersão completa a partir de elementos que ainda não fizeram parte de nossa programação. Neste momento, trazemos o Japão para ser apreciado e compreendido por meio de um outro prisma”.

Aromas e Sabores é uma exposição realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e Base7 Projetos Culturais, com recursos destinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura e Proac. Os patrocinadores são Ajinomoto, ANA e United Airlines, Bombril, Takasago e integra o Circuito Cultural Bradesco Seguros.

Loja Japan

Exposição Aromas e Sabores

De 05 de junho 30 de setembro de 2018

 O espaço

São Paulo recebe a primeira JAPAN HOUSE do mundo, um espaço que celebra a cultura, a gastronomia, o design, a literatura, a tecnologia e os negócios do Japão contemporâneo.  A JAPAN HOUSE São Paulo, primeira unidade do projeto global do governo japonês, funciona na Avenida Paulista, 52.

Com a missão de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, o novo centro cultural combina arte, tecnologia e negócios, oferecendo aos visitantes uma perfeita tradução do Japão do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições.

Japan House – Galeria

A casa tem projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, e irá abrigar, em 2017, oito exposições que ocuparão o prédio de 2.500m 2 . Selecionadas pelo curador Marcello Dantas, Diretor de Programação da JAPAN HOUSE São Paulo, a primeira delas leva o nome Bambu – Histórias de um Japão* e revelará até o dia 9 de julho uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu.

Uma ponte entre os dois países para fomentar contatos, conhecimento e novos negócios,  local apresenta ainda o imi Café (com doces especiais, chás, matcha e café), o restaurante JUNJI SAKAMOTO (com típicas receitas japonesas executadas com primor e ingredientes tradicionais), a loja Furoshiki (com itens da arte tradicional japonesa, como os famosos lenços para embalar presentes) e a Japan Madoh (com curadoria inédita de produtos de design, moda, alimentos e bebidas vindos do Japão). Itens importantes que representam e reforçam a cultura ea estética japonesas contemporâneas.

Para completar, um espaço multimídia com cerca de 1.900 livros selecionados por Yoshitaka Haba, da empresa Bach (http://www.bach-inc.com/en/), estarão disponíveis para consultas, divididos em dez categorias: Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, Design, Tecnologia, Arquitetura, Japão e Brasil e Crianças.

Japan House livros

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52, metrô Brigadeiro

Horário de funcionamento:

Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Japan House


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.





APOIE PASSEIOS BARATOS EM SP!

Nós somos uma agência de turismo e no momento estamos sem poder trabalhar. Enquanto isso, nós criamos conteúdo relevante sobre São Paulo e outras cidades, dicas de lugares e passeios no nosso blog. Ajude-nos a continuar nosso trabalho fazendo uma contribuição.

Clique aqui, para nos apoiar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat