Japan House São Paulo comemora um ano com programação especial Agenda Cultural / É Grátis / História e Arte

Com a premissa de apresentar o Japão contemporâneo, a JAPAN HOUSE São Paulo entrou no circuito cultural da Avenida Paulista abrindo suas portas em 06 de maio de 2017. Exatamente um ano depois, completado em maio a casa contabiliza importantes marcos numéricos que ilustram o interesse do público brasileiro na cultura nipônica. Em 365 dias, o espaço apresentou oito exposições, recebeu 769.502 mil visitantes, promoveu 45 workshops e palestras acompanhadas por mais de 3.600 pessoas, além de registrar a visita 131 grupos de escolas e universidades.

Fachada Hinoki

Fachada Hinoki

O ápice da tecnologia e a simplicidade do fazer manual, duas fortes características da cultura japonesa, se encontrarão nas próximas exposições da JAPAN HOUSE São Paulo.

De um lado, o designer japonês Shunji Yamanaka com a exposição “Prototyping in Tokyo” em que apresenta seus tecnológicos protótipos, de 27 de março a 13 de maio. Yamanaka é reconhecido por desenvolver de carros inteligentes a próteses de alta-tecnologia para atletas paraolímpicos, tendo como mais novo projeto o protótipo de uma nave para levar pessoas a alguns pequenos planetas, em desenvolvimento com a JAXA – Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Esta mostra ocupará o 2º andar do espaço expositivo.

Do outro lado, está o artista plástico Oscar Oiwa e suas telas e intervenções finitas, que estarão na mostra “Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero”, que acontece do dia 03 de abril a 03 de junho. Esta mostra integra o calendário oficial de celebração dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil, comemorados em 2018.O artista ocupará o andar térreo com três telas e uma intervenção inédita, feita em uma espécie de balão e que reflete sua visão sobre o que é o paraíso, na forma mais básica de se expressar visualmente: uma caneta preta e uma superfície em branco. Os visitantes serão convidados a entrar nesta obra e, assim, fazer parte deste imaginário do artista, em uma integração única.

‘Prototyping in Tokyo – Shunji Yamanaka’

De 27 de março a 20 de maio de 2018

  • Visitas guiadas:

Quartas-feiras, às 11h00, 15h30 e 19h30.

Workshops relacionados à exposição:

Quintas-feiras, às 11h00, 15h30 e 19h30.

‘Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero’

De 03 de abril a 03 de junho de 2018

  • Visitas guiadas:

Sextas-feiras, às 11h00, às 15h30 e 19h30.

O espaço

São Paulo recebe a primeira JAPAN HOUSE do mundo, um espaço que celebra a cultura, a gastronomia, o design, a literatura, a tecnologia e os negócios do Japão contemporâneo.  A JAPAN HOUSE São Paulo, primeira unidade do projeto global do governo japonês, funciona na Avenida Paulista, 52.

Com a missão de atualizar a percepção dos brasileiros sobre o Japão contemporâneo, o novo centro cultural combina arte, tecnologia e negócios, oferecendo aos visitantes uma perfeita tradução do Japão do século 21, sem se esquecer de suas raízes e tradições.

A casa tem projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, e irá abrigar, em 2017, oito exposições que ocuparão o prédio de 2.500m 2 . Selecionadas pelo curador Marcello Dantas, Diretor de Programação da JAPAN HOUSE São Paulo, a primeira delas leva o nome Bambu – Histórias de um Japão* e revelará até o dia 9 de julho uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu.

Japan House - Galeria

Japan House – Galeria

Uma ponte entre os dois países para fomentar contatos, conhecimento e novos negócios,  local apresenta ainda o imi Café (com doces especiais, chás, matcha e café), o restaurante JUNJI SAKAMOTO (com típicas receitas japonesas executadas com primor e ingredientes tradicionais), a loja Furoshiki (com itens da arte tradicional japonesa, como os famosos lenços para embalar presentes) e a Japan Madoh (com curadoria inédita de produtos de design, moda, alimentos e bebidas vindos do Japão). Itens importantes que representam e reforçam a cultura ea estética japonesas contemporâneas.

Japan House livros

Japan House livros

Para completar, um espaço multimídia com cerca de 1.900 livros selecionados por Yoshitaka Haba, da empresa Bach (http://www.bach-inc.com/en/), estarão disponíveis para consultas, divididos em dez categorias: Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, Design, Tecnologia, Arquitetura, Japão e Brasil e Crianças. Além disto, para ampliar a troca de conhecimento entre Brasil e Japão, uma intensa programação de palestras e workshops, também abertos ao público,entra em vigor a partir do primeiro mês, com conteúdos como a Oficina com Hajime Nakatomi, que ensinará a fazer joias usando bambu (dia 13/05), e a Palestra com Hiroyuki Hashiguchi, cocurador da exposição Bambu, que mostrará seu olhar sobre o papel do bambu nos rituais espirituais do Japão (dia 12/05). “A JAPAN HOUSE oferece oportunidades de engajamento, surpresa e inspiração para que os brasileiros de hoje descubram e se encontrem com o Japão contemporâneo”, resume Angela Hirata, Presidente da JAPAN HOUSE São Paulo.

Loja Japan Madoh

Loja Japan Madoh

 

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 

Horário de funcionamento:

Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

Restaurante1

 

Café Japan House

Café Japan House

Entrada Japan House

Entrada Japan House

Com informações da assessoria de imprensa

[et_bloom_inline optin_id=optin_1]

 


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.





APOIE PASSEIOS BARATOS EM SP!

Nós somos uma agência de turismo e no momento estamos sem poder trabalhar. Enquanto isso, nós criamos conteúdo relevante sobre São Paulo e outras cidades, dicas de lugares e passeios no nosso blog. Ajude-nos a continuar nosso trabalho fazendo uma contribuição.

Clique aqui, para nos apoiar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat