Conheça a Reserva ecológica da Jureia: cachoeiras e praias quase desertas no litoral sul Viagens por aí

Imagine um lugar onde você pode visitar rios e cachoeiras de águas transparentes e rasas com acesso fácil, desfrutar da natureza preservada e praias semidesertas rodeadas de mata atlântica? Assim é a Estação Ecológica de Juréia-Itatins.

A reserva é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no litoral sul paulista, com território distribuído pelos municípios de Iguape, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe.

Vista da praia da Jureia

Vista da praia da Jureia

20 de Janeiro: Passeio para Cachoeira Grande e São Luiz do Paraitinga

Gosta de cachoeira? Dia 20 de janeiro, vamos conhecer a Cachoeira Grande no município de Lagoinha. O passeio é acessível para todas as idades.  Não tem trilha. R$ 150 por pessoa. Inclui: transporte em ônibus fretado, guia de turismo, ingressos, city tour em São Luiz do Paraitinga. Não inclui almoço, rapel e tirolesa que podem ser pagas na hora. Reservas: passeios@passeiosbaratosemsp.com.br ou whatsapp (11) 94562-3015.

Peruíbe

Uma opção é conhecer a Jureia de jipe ou jardineira. NÃO TEMOS ESTE PASSEIO NO MOMENTO. O trajeto sobe a Serra do Guaraú, cercada por montanhas e praias cercadas por mata atlântica. A pequena vila abriga pousadas, restaurantes, mas ainda guarda as características de uma vila caiçara.

A primeira parada é nas corredeiras do Perequê. Um lugar agradável cercado por natureza e rio de águas transparentes e rasas, ideal para quem quer se refrescar e também para quem não sabe nadar. Os mais corajosos sobem numa pedra e se atiram na água pendurados numa corda. O lugar ainda conta com restaurante e é acessível para todas as idades.

Trilha de acesso à cachoeira do Paraíso

Trilha de acesso à cachoeira do Paraíso

O passeio continua com outra parada da praia semideserta de Caramborê. Por ser dentro uma reserva ecológica, não há barracas e comércio na praia. Conta com um camping e um bar. Para curtir o visual, os turistas sobem numa pedra onde se pode apreciar o visual incrível da praia de Caramborê e da Barra do Una.

Cachoeira do Paraíso

Cachoeira do Paraíso

O roteiro finaliza na cachoeira do Paraíso, que ganhou este nome por motivos óbvios. Os visitantes assistem a uma palestra sobre a reserva ecológica e andam cerca de 200 metros numa trilha com rampas, escadas e corrimões, acessível a todos. A cachoeira forma uma piscina natural de cor verde esmeralda onde as pessoas se refrescam. Há ainda uma segunda parte que forma outra pequena piscina rasa, ideal para crianças e para quem não sabe nadar.

Passeio de jipe na Jureia

Passeio de jipe na Jureia

Informações sobre pontos turísticos de Peruíbe: http://www.soulperuibe.com.br/pontos-turisticos/


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Comments

  1. ANTONIO MACHADO FIGUEIREDO Says: fevereiro 17, 2018 at 9:02 am

    desejo me hospedar em uma pousada proxima à cachoeira do paraiso e daí fazer passeios pela região, não me interessa peruibe nem guaraú. Vcs têm dicas para me oferecer, pois não consigo achar na internet. Obrigado

    • Patrícia Ribeiro Says: fevereiro 18, 2018 at 2:08 pm

      Antonio, por ser uma reserva ecológica, Itatins só há opções de camping próximo das praias. Não é permitido acampar ou se hospedar próximo da cachoeira do Paraíso.

  2. Boa noite,vcs podem me mandar um orçamento para conhecer trilhas e cachoeiras na reserva ecologica da Juréia?

  3. Tais Eugenio Says: março 21, 2018 at 11:23 pm

    Gostaria de saber como fazer este passeio da Jureia ?

  4. Boa tarde. Somos atletas de corrida de montanha e queremos fazer a travessia Guaraú pra barra do una. Vc tem algum guia atleta pra indicar? Obrigada!

  5. Pedro Lago Says: abril 26, 2018 at 6:27 pm

    Boa Noite, é possível entrar de carro particular, o acesso é livre?

  6. Olá, gostaria de saber se vai ter esse passeio agora no feriado de 1º de Maio. Obrigada!

  7. Olá gostaria de fazer uma visita a reserva e gostaria de saber se tem onde deixar o carro, se pode entrar com alimento e se tem alguma taxa de entrada? Obrigado

  8. Gostaria de ir com mais uma pessoa no dia 19/11, você pode me mandar um orçamento.

  9. Olá, bom dia,
    Gostaria de fazer um passeio ecológico com a família, 2 adultos e 3 crianças, na Juréia.
    Além dos passeios aqui indicados, eu estava interessado em visitar o mangue também.
    É possível?

  10. HERACLITO MARCIANO Says: dezembro 4, 2018 at 1:55 pm

    Olá, Patrícia, é possível conhecer Juréia estando em Peruíbe? Se não me engano tem ônibus de lá (Peruíbe) para Juréia, mas e para ir aos locais (cachoeiras e outras atrações) como fazer?
    Obrigado,
    Heráclito.

    • Patrícia Ribeiro Says: dezembro 4, 2018 at 6:34 pm

      Sim, é possível ir de carro próprio ou com uma agência de viagem. Entre em contato com a prefeitura de Peruibe que eles te informam melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat