Conheça os incríveis murais de Eduardo Kobra em São Paulo É Grátis / História e Arte

De alguns anos para cá, São Paulo ficou menos cinzenta. Em vários arranha-céus e paredes ilustrações gigantes e coloridas chamam a atenção dos moradores e tornam a cidade mais viva e menos sisuda. Um dos responsáveis por este movimento de arte urbana é o artista Eduardo Kobra, que já pintou vários paineis pela cidade. Seu último trabalho é o mural “A Lenda do Brasil” que homenageia o piloto Ayrton Senna, inaugurado na terça-feira, 10 de novembro. Com 41 metros por 17,5 metros, o retrato gigante está na parede de um prédio na rua da Consolação, 2608 na esquina com a Av. Paulista e chama a atenção de quem passa por lá.

O artista Eduardo Kobra e sua última obra em São Paulo, o mural do Ayrton Senna

O artista Eduardo Kobra e sua última obra em São Paulo, o mural do Ayrton Senna

Motoristas e pedestres admiram a arte urbana e relembram do olhar do piloto que ficou eternizado no mural feito pelo artista Kobra. Para o trabalho, foram utilizados dois mil litros de tinta e 500 latas de spray. Senna é uma das grandes referências da vida de Eduardo Kobra. “Tinha há muitos anos o sonho de fazer um grande mural sobre esse exemplo de talento, determinação e superação”, afirma o artista, que já pintou diversos murais sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1. Ele trabalhou, com sua equipe de artistas, diariamente durante cerca de 20 dias no local, das 8h às 19h,para que a obra estivesse pronta até dias antes do Grande Prêmio de Fórmula-1 de Interlagos, que acontece dia 15 de novembro.
Antes de fazer o mural, Kobra procurou pelo Instituto Ayrton Senna, que aprovou e apoiou o projeto. Para a viabilização do mural, Eduardo Kobra contou com o patrocínio da Audi do Brasil, empresa que tem uma ligação histórica com o tricampeão mundial. O artista também pintou com grafias um A3 Sedan em homenagem ao piloto. O veículo ficará exposto no Audi Lounge, além de ser levado para diversas regiões do País, depois o carro será leiloado, com a renda revertida para o Instituto Ayrton Senna.

Pensador - Sao Paulo (Copy)

O artista deixa sua marca por São Paulo

Desde 2006 já foram entregues cerca de 30 murais em avenidas e ruas de São Paulo. Eduardo Kobra trabalha com diferentes linhas de trabalho como Muro das Memórias, que cria um contraste entre o antigo e o contemporâneo. Geralmente, são releituras de imagens antigas, como o painel gigante da avenida 23 de maio. Arte em 3D como o carro que fez na Praça do Patriarca. A obra tinha cerca de 30 metros de largura por oito de comprimento. De 98% das posições o espectador via uma mancha no chão. De dois por cento via um carro, “real”, na frente. Outro tema recorrente são as personalidades como o do Oscar Niemeyer, na avenida Paulista, Racionais MCs, no Capão Redondo e Chico Buarque e Ariano Suassuna, na Fnac, na avenida Pedroso de Moraes em Pinheiros. “As minhas escolhas são pessoais, baseadas na relevância que estas pessoas tiveram para a história, para a cidade e e para o país,” conta. Outro tema constante nas suas obras é a questão ambiental e de proteção aos animais como painel sobre Alta Mira na rua Maria Antonia e Sem Rodeio, uma crítica às touradas e rodeios, na av. Faria Lima.
Kobra revela que para realizar a maioria dos seus trabalhos não recebe ajuda ou patrocínio. Ele vê uma parede que acha interessante fazer uma criação, entra em contato com o proprietário e com autorização, faz o mural, sem interferência na sua criação. “Eu prefiro trabalhar assim do que associar o meu trabalho a uma marca que não acho interessante. Eu tenho alguns critérios, como no caso da Audi que patrocinou e vai leiloar o carro que eu pintei para o Instituto Ayrton Senna.”

Chico_Ariano - Sao Paulo (Copy)

Planos

Eduardo Kobra embarcou para uma viagem para os Estados Unidos onde fará murais em várias cidades americanas. Hoje ele é muito requisitado e reconhecido no exterior, tendo trabalhos em várias partes do mundo como Emirados Árabes, França, Canadá Rússia, Polônia, Itália, Inglaterra e outros países.
Em 2016, Kobra pretende restaurar o painel que está na avenida 23 de maio. O artista conta com uma fiel e pequena equipe de artistas que executam os trabalhos com ele. Trabalho é o que não falta pela frente, mesmo assim, o artista é fiel aos seus princípios e diz que não aceita qualquer tipo de solicitação.

Recentemente Eduardo Kobra chamou a atenção de todo o país com o projeto “São Paulo: uma realidade aumentada”, com dez intervenções – uma por dia, em diferentes regiões da cidade, como Cracolândia. O projeto aconteceu em julho e a acompanhado por sua equipe do Studio Kobra, desenvolveu uma série de trabalhos na cidade. Todos os dias, Kobra anunciava a nas suas Redes Sociais (instagram @kobrastreetart e www.facebook.com/Eduardo-Kobra) a intervenção do dia seguinte. Os trabalhos tinham naturezas diversas e são a cada dia em uma região diferente. As pessoas que acompanhavam o processo pelas redes sociais podiam se envolver e até opinar em um dos trabalhos.
No projeto Envolva-se as pessoas podiam entrar em contato por e-mail e quando o artista ia pintar na região onde elas moram, Kobra convida a comunidade a participar. Ele também pintou murais com crianças desaparecidas, com desempregados e na periferia de São Paulo. “Eu trabalho em comunidades como a região de Capão Redondo e Paraisópolis, meu plano para 2016 é poder abrir um espaço para as pessoas aprenderem arte num desses bairros e dar oportunidade para os artistas. “
No seu tempo livre, quando está na cidade, Kobra gosta de pedalar, passear com seu cachorro e prefere frequentar as áreas verdes da cidade como o Parque Alfredo Volpi, Parque Burle Marx e o Ibirapuera.

sem rodeiosaa (Copy)

Trajetória Eduardo Kobra

Kobra é um expoente da neo-vanguarda paulistana. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o “pixo”, o grafite, o movimento Hip Hop e se espalha pela cidade.
Eduardo Kobra começou a pintar com 12 anos e é um artista autodidata. Começou como pichador, tornou-se grafiteiro e hoje se define como um muralista. Já sofreu muitas dificuldades e preconceitos por conta do seu trabalho. “Já fui chamado de vabagabundo, mas com o tempo eu e outros artistas passamos a ser reconhecidos pela qualidade do nosso trabalho. Com o tempo, fomos nos aprimorando e hoje muitos artistas são convidados para fazer trabalhos artísticos em outros países,” diz. Segundo ele, a arte urbana interfere na cidade para que se torne um lugar melhor para se viver.
Entre os artistas que o inspiram cita Mister Brainwash, um dos grandes nomes da street art, um francês radicado em Los Angeles, com quem Kobra faz parcerias. Outro artista que admira é o inglês Banksy, mas suas referências para sua arte é a própria cidade, a vida urbana e o cotidiano.

Racionais -Studio Leone (Copy)

Onde encontrar os murais do Kobra em São Paulo

Clique aqui para ver no Google Maps

https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&authuser=0&mid=zRhiJ2YjeqyU.kaBmXRtwj268

1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista
2 – A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias), av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo
3 – Chico e Ariano, na avenida Pedroso de Morais, Pinheiros
4 – Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias), av. 23 de Maio (próximo ao viaduto Tutóia)
5 – Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, no Parque do Ibirapuera
6 – Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo
7 – Muro das Memórias Caixa d’água, Senac Santo Amaro
8 – AltaMira (projeto Greenpincel), rua Maria Antônia, São Paulo
9 – Muro das Memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo
10 – Viver, Reviver e Ousar, Igreja do Calvário, em Pinheiros
11 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel), av. Faria Lima
12 – Muro das Memórias Senac Tiradentes, av. Tiradentes
13 – Racionais MC’s, Capão Redondo
14 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire
15 – A Lenda do Brasil, rua da Consolação

Sao Paulo (Copy) Sao Paulo (2) (Copy) Parque do Ibirapuera (Copy) Parque do ibirapuera (2) (Copy) mural 23 e maio - Sao Paulo (Copy) IMG_6344 (Copy) Falcao - Sao Paulo (Copy) Calvario (Copy) Alta Mira (Copy) _MG_2215 (Copy)


Meu nome é Patrícia Ribeiro. Sou formada pela Faculdade Cásper Líbero e já trabalhei como editora e repórter em revistas, jornais, sites e em assessoria de imprensa. Adoro contar histórias, sou curiosa e gosto de ouvir as pessoas. Como gosto de viajar, acabei escrevendo muitas reportagens de viagens e turismo e produzi guias de viagem nacionais e internacionais. Adoro a vida cultural da cidade e descobrir lugares novos. Resolvi aliar o que eu gosto do que faço no meu tempo livre neste blog e compartilhar minhas dicas com moradores e visitantes.

Comments

  1. […] outros murais de Kobra pela cidade. Clique aqui, leia entrevista e saiba onde ficam os outros trabalhos do artista em São […]

  2. Ednacir Matiusso Says: abril 7, 2018 at 9:01 am

    Sou professora de educação infantil. Conheci o trabalho do Eduardo Kobra através da minha filha, me apaixonei por esse colorido que dá vida nas imagens, quero realizar um projeto com meu aluno sobre ele. Ficarei muito feliz em receber essas imagens para eu realizar esse novo projeto.

    • Patrícia Ribeiro Says: abril 7, 2018 at 5:32 pm

      Que legal, Ednacir. Tomara que consiga fazer seu projeto. Nós também admiramos o trabalho dele. Obrigada e continue acompanhando o blog.

  3. Ana Maria Albergaria Says: julho 26, 2018 at 9:23 pm

    Sou apaixonada pelo trabalho do Eduardo Kobra…sempre que vou a São Paulo fico olhando pela janela do táxi procurando aquelas magnificas figuras…e fico muito feliz quando as encontro….

  4. […] ¡Conozca los murales de Kobra en São Paulo! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat